(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump propõe proibir dispositivo usado por atirador de Las Vegas


postado em 20/02/2018 20:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se declarou, nesta terça-feira (20), favorável à proibição de dispositivos conhecidos como "bump stocks", usados pelo assassino de Las Vegas em 2017, e que permitem que um fuzil dispare rajadas como as armas semiautomáticas.

"Assinei uma diretriz que solicita ao procurador-geral propôr regulamentações com o fim de proibir todos os mecanismos que transformam armas legais em fuzis automáticos", disse Trump na Casa Branca.

O debate sobre o acesso às armas nos Estados Unidos voltou à tona após o assassinato de 17 pessoas em uma escola da Flórida na última quarta-feira.

"Esses textos devem ser concluídos em breve", acrescentou o mandatário em uma cerimônia de entrega de medalhas na Casa Branca.

Após o ataque que levou à morte de 58 pessoas em Las Vegas, em outubro de 2017, a Presidência, os legisladores republicanos e até mesmo a Associação Nacional do Rifle (NFL) - o poderoso lobby das armas de fogo - tinham afirmado que estes equipamentos deveriam ser submetidos a um controle maior.

Contudo, cinco meses depois, o Congresso não avançou no tema.

O "bump stock" é uma coronha móvel que usa a energia do recuo da arma para estimular um movimento e vai e vem extremamente rápido no fuzil, cujos projéteis se recarregam no mesmo ritmo.

O assassino de Las Vegas, que tinha 12 fuzis dotados de sistemas deste tipo, conseguiu disparar até nove balas por segundo graças ao "bump stock".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)