(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oxfam pede desculpas a governo haitiano por escândalo de prostituição


postado em 19/02/2018 18:06

Uma delegação da ONG britânica Oxfam apresentou suas primeiras desculpas diretas ao governo haitiano nesta segunda-feira (19), depois de ser abalada por um escândalo envolvendo funcionários que contrataram prostitutas, assediaram e intimidaram outros colegas.

"Nós chegamos para compartilhar o relatório (interno da ONG) com o ministro (de Planejamento) e expressar nossa vergonha e nossas desculpas ao governo haitiano e à população haitiana pelo que aconteceu", disse Simon Ticehurst, diretor regional da Oxfam para a América Latina e o Caribe.

Durante mais de duas horas, os líderes da organização responderam às perguntas do ministro Aviol Fleurant, que os convocou para uma audiência solene pela primeira vez.

"Agora vamos pedir relatórios de todos os tipos, auditorias, relatórios financeiros, em um contexto de prestação de contas", disse Fleurant após a reunião. "Se for necessário, vamos ouvir novamente o diretor geral com propósitos de direito e para o bem da república", afirmou.

De acordo com uma investigação do jornal britânico Times, grupos de jovens prostitutas foram convidadas para casas e hotéis pagos pela Oxfam no Haiti. Uma fonte citada pelo jornal disse que viu um vídeo de uma orgia com prostitutas usando camisetas da Oxfam.

Os eventos aconteceram em 2011, em meio a uma missão após o terremoto que destruiu o país em 2010.

Segundo a ONG, que publicou seu relatório interno na semana passada, quatro funcionários foram demitidos e outros três renunciaram antes do final da investigação interna lançada em 2011.

Embora os relatórios tenham sido enviados a Londres no momento dos fatos, a Justiça haitiana só descobriu o escândalo graças à publicação na imprensa, há dez dias.

"As autoridades haitianas e a Justiça haitiana nunca foram informadas desses crimes cometidos nas instalações da organização. Isso é uma obstrução da Justiça? Ainda é um ponto de interrogação", disse Fleurant.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)