(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corrida presidencial começa no México com indicações de candidatos


postado em 18/02/2018 17:00

Os três principais aspirantes a disputar a Presidência do México, em julho próximo, formalizam neste domingo suas candidaturas em atos partidários prévios a uma campanha que se antecipa acirrada e marcada pelo cansaço dos mexicanos com os políticos tradicionais.

Evidência desta situação é a elevada impopularidade do atual presidente, Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou de forma hegemônica por sete décadas consecutivas e hoje é alvo de numerosas denúncias de corrupção e uma grave retomada da violência criminosa.

"Esta eleição é sobre aquelas pessoas que estão desesperadas por uma mudança no México... E estão dispostas a provar qualquer coisa que seja diferente", sentencia Duncan Wood, diretor do Mexico Institute do Wilson Center, em Washington.

"E também é sobre aquelas que estão genuinamente preocupadas pelo que esta mudança vai trazer", acrescenta.

O favorito nas pesquisas é o candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador (AMLO), ex-prefeito da Cidade do México, de 64 anos, que disputa pela terceira vez e cujo estilo combativo e às vezes intolerante moderou-se em busca de mais eleitores.

Em segundo lugar está Ricardo Anaya, ex-legislador de 38 anos, militante do conservador Partido Ação Nacional (PAN), cuja juventude e promessas de acabar com os males do PRI são repelidos por seus críticos por acusações de corrupção e maquiavelismo.

Anaya disputará a Presidência em aliança inédita para este cargo com o esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD).

Em terceira posição encontra-se José Meade, respeitado ex-ministro de 48 anos, sem militância partidária, com o que o PRI busca libertar-se de seus próprios passivos, apresentando-se como um candidato "cidadão e independente".

"Ainda não há nada para ninguém", assegura o analista Fernando Dworak, para quem as mensagens de campanha e a perícia dos candidatos poderiam alterar as posições até julho.

- Todos contra AMLO -

A maioria das pesquisas situam AMLO com folga acima dos 30% das preferências do eleitorado, enquanto Anaya e Meade se movem em torno dos 20% cada um, com o candidato do PAN no extremo superior e o do PRI na parte baixa do espectro, segundo dados do site de notícias eleitorais Oraculus.

No México, cuja legislação eleitoral não contempla o segundo turno, os últimos presidentes foram eleitos com menos de 40% dos votos.

A campanha eleitoral começa oficialmente em 30 de março, embora desde o fim de 2017 e até os primeiros dias de fevereiro, o período pré-campanha tenha inundado os veículos de comunicação com propaganda dos até hoje "pré-candidatos".

Tanto Anaya quanto Meade travam um duelo no qual cada um garante ser o iminente adversário de López Obrador. O objetivo é atrair a seu favor o elevado repúdio ou anti-voto de AMLO, que é amado e odiado com a mesma intensidade.

- Pragmático -

Seus detratores o veem como um caudilho messiânico que levará o México pela via de países como a Venezuela, enquanto seus seguidores o consideram o único capaz de acabar com "a máfia do poder", frase com a qual AMLO rotula os políticos tradicionais, mas também a maioria dos críticos.

Mas diferentemente de eleições como a de 2006, quando sua agressividade verbal e uma polêmica campanha propagandística contra ele apagaram sua vantagem e o levaram a perder por uma diferença inferior a 250.000 votos, López Obrador hoje se mostra risonho e sobretudo pragmático.

Quando a hashtag "AMLOvich" começou a surgir no Twitter - uma referência a seus supostos vínculos com a Rússia - astutamente transformou o insulto em ironia, colocando-se um chapéu russo, com a legenda "Andrés Manuelovich".

Nos últimos meses, tem se aproximado da classe empresarial, acolhido ex-militantes do PAN e do PRI, além de se aliar com o Partido Encontro Social, considerado por analistas como de ultradireita.

"Vamos ver se López Obrador consegue manter essa liderança, se estas alianças que criou vão render ou tirar votos", afirma Dworak sobre o candidato que sofreu uma série de críticas ao propor uma anistia para líderes de cartéis, embora depois tenha relativizado esta ideia.

O próximo presidente terá como desafio importante lidar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ataca o México constantemente e mantém na incerteza o acordo mais importante para o México, o Tratado de Livre Comércio para a América do Norte (Nafta).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)