Jornal Estado de Minas

Rã Romeu obtém 25.000 dólares para preservar espécie na Bolívia

Os chamados de amor da rã aquática Romeu tiveram eco na Internet, onde se conseguiu arrecadar cerca de 25.000 dólares para financiar um censo da espécie, sob ameaça de extinção, e encontrar um par para seu acasalamento na Bolívia, informou neste sábado (17) uma organização ambientalista.

A Global Wildlife Conservation (GWC) informou que "pessoas em todo o mundo mostraram seu amor no dia de São Valentim para o anfíbio mais solitário do mundo, Romeu, a rã aquática de Sehuencas", um parque nacional no centro do país sul-americano.

A Iniciativa Anfíbios da Bolívia (IAB), do Museu de História Natural Alcide d'Orbigny da cidade boliviana de Cochabamba, empreendeu a campanha com a colaboração do GWC e do maior site de encontros, Match, para arrecadar fundos que ajudem a preservação da espécie.

A campanha superou "muito sua meta inicial de 15.000 dólares, arrecadando incríveis 25.000 dólares para enviar expedições para o campo, para encontrar um par para Romeu, que é o último animal conhecido de sua espécie", explicou a GWC.

"Por falta de dinheiro se abandonou o censo. Agora continuaríamos com o projeto do censo, busca de uma fêmea e repovoamento", afirmou o biólogo Oliver Quinteros, citado pelo jornal La Razón.

Romeu, com uma expectativa de vida aproximada de 15 anos, foi encontrado há 10 anos e foi colocado em um aquário do Museu de História Natural, "mas não tínhamos ideia de que não voltaríamos a encontrar nenhum indivíduo da espécie em todo este tempo", disse anteriormente à AFP o fundador da IAB, Arturo Muñoz.

O anfíbio começou a fazer chamados em busca de um par pouco depois de sua chegada, mas seus chamados, especialmente musicais para o acasalamento, começaram a diminuir nos últimos anos.

Muñoz mencionou anteriormente que não querem "perder a esperança" de encontrar um par.

Agora se poderá enviar expedições aos arroios situados a 2.000-3.000 metros de altura das florestas dos Andes orientais da Bolívia para procurar algum sobrevivente, ou algum girino.

A Telmatobius yuracare, uma espécie aquática, vive nos arroios de florestas nubladas em regiões entre os departamentos de Cochabamba e Santa Cruz e só sai à terra quando chove.

No Equador, a espécie Telmatobius já é considerada extinta, e no Peru não é vista desde 2001.

.