(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudo vincula alimentos 'ultraprocessados' ao risco de câncer


postado em 15/02/2018 11:00

Um estudo científico realizado na França com 105.000 pessoas vinculou o consumo de alimentos "ultraprocessados" - como refrigerantes e cereais açucarados - ao risco de câncer.

Batizada de NutriNet-Santé e divulgada nesta quinta-feira (15), a pesquisa é baseada em questionários preenchidos na Internet entre 2009 e 2017 por participantes com idade média de 43 anos.

Um grupo de cientistas franceses e brasileiros se interessou pelos "alimentos ultraprocessados", que contêm, segundo eles, "geralmente quantidades mais elevadas de lipídios, lipídios saturados, açúcares e sais adicionados, assim como uma densidade menor em fibras e vitaminas".

O estudo publicado na revista médica British Medical Journal (BMJ) concluiu que "o consumo de alimentos ultraprocessados está associado a um risco mais elevado de câncer" em geral (aumento de 6% a 18%), e de câncer de mama (de 2% a 22%).

Neste grupo, os cientistas constataram 2.228 casos de câncer, incluindo 108 fatais e 739 especificamente de mama.

Os alimentos que representam riscos incluem pães, doces, sobremesas, cereais, bebidas açucaradas, carnes transformadas (almôndegas, "nuggets", presunto com aditivos...), massas e sopas instantâneas, pratos congelados, etc.

Em um editorial, o BMJ destaca que o estudo propõe apenas uma primeira observação, que "merece uma exploração atenta e mais profunda".

"O vínculo entre causa e efeito ainda precisa ser demonstrado", afirmou o Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisa Médica da França, um dos financiadores do estudo.

Outros fatores podem influenciar, segundo o periódico científico, já que, "por exemplo, o tabagismo e uma atividade física frágil estavam muito mais presentes entre os participantes que consumiam uma proporção maior de alimentos ultraprocessados".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)