(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-presidente guatemalteco Colom detido por escândalo de corrupção


postado em 13/02/2018 13:30

O ex-presidente da Guatemala, Álvaro Colom (2008-2012), foi detido nesta terça-feira na capital guatemalteca junto com nove membros de seu gabinete por um caso de corrupção em um sistema de transporte público de passageiros, informou a Procuradoria.

O chefe da Procuradoria Especial contra a Impunidade (FECI), Juan Francisco Sandoval, confirmou por telefone à AFP a detenção do ex-presidente em sua casa, localizada em um setor exclusivo a leste da capital.

Colom é acusado de fraude e peculato na compra milionária de centenas de ônibus para prestar serviço em várias áreas da capital em 2009, detalhou.

Naquele ano, o partido governante União Nacional da Esperança (UNE) apresentou uma iniciativa de lei no Congresso para exonerar de impostos a compra de novos ônibus.

De acordo com a acusação, a compra dos ônibus foi superfaturada e quatro empresas foram escolhidas antes da licitação para prestar serviço em 109 rotas de transporte público na capital por 25 anos.

Junto com o ex-governante, nove dos 13 ex-ministros de Colom foram presos, que assinaram o acordo para dar vida ao chamado TransUrbano.

Entre eles estão os ex-ministros Juan Alberto Fuentes Knight (Finanças), Salvador Gándara (Governação), Ana Ordóñez (Educação), Abraham Valenzuela (Defesa), Edgar Rodríguez (Trabalho), Celso Cerezo (Saúde) e Luis Alberto Ferraté (Meio Ambiente).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)