(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Teerã ameaça Samsung por não dar celulares a seus atletas nos Jogos


postado em 08/02/2018 15:48

Autoridades iranianas ameaçaram, nesta quinta-feira (8), o grupo sul-coreano Samsung com represálias comerciais depois que os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno 2018 decidiram na quarta-feira privar iranianos e norte-coreanos dos smartphones dados de presente a todos os participantes da competição.

Coincidência, ou não, a ameaça foi seguida de um anúncio do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta garantindo que, ao contrário do que o comitê organizador dos Jogos de Pyeongchang tinha anunciado, "todos os atletas" que participarem da competição receberão um smartphone.

O comitê tinha apontado na quarta que os atletas norte-coreanos e iranianos não poderiam receber os celulares devido às sanções da ONU contra seus respectivos países.

Na quarta-feira à noite, o embaixador da Coreia do Sul em Teerã, Kim Seung-ho, foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores, segundo a agência oficial Irna.

"Durante o encontro [...] o ministério protestou com veemência" pelo "comportamento desonesto e contrário ao espírito olímpico", indica a Irna.

"Foi anunciado que, se a Samsung não apresentar desculpas pelo ato imprudente, o caso terá fortes repercussões nas relações comerciais entre o grupo Samsung e a República Islâmica do Irã".

O COI apontou nesta quinta que os iranianos poderão ficar com os celulares para si, enquanto os norte-coreanos terão que devolvê-los ao fim do evento.

A Samsung Electronics, uma das patrocinadoras dos Jogos, doou quatro mil exemplares da "edição olímpica" de seu principal modelo, o Galaxy Note 8, para serem distribuídos entre atletas e integrantes do COI.

Quase todas as sanções da ONU contra o Irã estão suspensas graças à resolução 2231 do Conselho de Segurança, adotada em julho de 2015, no contexto da aprovação do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano.

O Irã enviou quatro atletas aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyongcheang, que acontecem entre 9 e 25 de fevereiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)