O jornal Folha de S. Paulo anunciou que, a partir desta quinta-feira, deixará de atualizar sua página no Facebook, depois da decisão da rede social de priorizar a divulgação de conteúdos pessoais em detrimento dos de caráter jornalístico
"A decisão é reflexo de discussões internas sobre os melhores caminhos para fazer com que o conteúdo do jornal chegue a seus leitores", informou a publicação em sua primeira página.
"As desvantagens de utilizar o Facebook como um caminho para esta distribuição se tornaram mais evidentes depois da decisão da rede social social diminuir a visibilidade do jornalismo profossional nas páginas de seus usuários", acrescenta.
O jornal acrescenta que os leitores poderão continuar compartilhando seu conteúdo através de suas contas pessoais na rede social.
També argumentou que a participação do Facebook no tráfego externo ao jornal vinha caindo, de 39% do total de acessos em janeiro de 2017 a 24% em dezembro.
Renato Cruz, especialista em mídia digital, explicou à AFP que apesar de o Globo já ter tentado isso em 2013, a diminuição no tráfego proveniente do Facebook demonstra que se trata de um contexto diferente, no qual também os meios de comunicação apostam em suas assinaturas digitais.
Para Cruz, a decisão da Folha gerará mudanças na forma com que seus leitores consomem e compartilham suas notícias, mas não será um golpe para o Facebook porque "ao privilegiar o conteúdo de familiares e amigos, a rede social reforçou sua estratégia comercial: se uma empresa quiser aparecer, tem que pagar, seja imprensa ou não".
Com mais de 100 milhões de usuários, o Brasil está entre os cinco países com mais acessos mensais no Facebook.