(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump ataca sistema de saúde pública britânico


postado em 05/02/2018 14:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou nesta segunda-feira o sistema de saúde pública no Reino Unido, aumentando as dúvidas sobre sua já postergada visita ao país.

"Os democratas estão pressionando por um sistema de saúde universal, enquanto milhares de pessoas estão marchando no Reino Unido porque seu sistema universal está em ruínas e não funciona", escreveu no Twitter.

"Os democratas querem aumentar muito os impostos para uma atenção médica realmente ruim e não personalizada - Não, obrigado!", disse.

Milhares de pessoas protestaram no sábado no centro de Londres em apoio ao emblemático Serviço Nacional de Saúde (NHS), em crise há meses devido à falta de pessoal, um problema agravado neste inverno por um surto de gripe.

Mas, apesar dos problemas atuais, o NHS, criado após a Segunda Guerra Mundial, é uma instituição venerada no Reino Unido e os comentários de Trump podem provocar ressentimentos em relação ao presidente.

As relações entre o Reino Unido e Trump não têm sido fáceis.

A primeira-ministra conservadora Theresa May foi a primeira a visitar a Casa Branca quando Trump assumiu o cargo em janeiro de 2017. Ela o convidou para uma visita de Estado, ansiando sua cumplicidade quando o país se prepara para romper com a União Europeia (UE).

Esta viagem - diferentemente da visita que Trump suspendeu recentemente para inaugurar a embaixada americana em Londres - não foi oficialmente anulada.

Mas segue sem data, apesar das visitas de Estado serem preparadas com grande antecedência em razão de todo o protocolo envolvido.

Trump irritou os britânicos com comentários polêmicos no Twitter, especialmente quando replicou propaganda anti-muçulmana de um grupo extremista e quando discutiu com o prefeito de Londres, Sadiq Khan, depois de um ataque terrorista.

Não está claro por que Trump escolheu atacar o NHS dois dias após os protestos de Londres.

As tentativas de Trump de reverter a reforma da saúde de seu antecessor, Barack Obama, conhecido como Obamacare, fracassaram duas vezes, antes que seu partido conseguisse eliminar um elemento-chave do plano, o chamado "mandato individual".

Uma possível explicação para a crítica de Trump foi uma aparição televisiva de Nigel Farage, um dos políticos britânicos a favor da saída da UE e amigo pessoal do presidente. Na Fox News, Farage questionou a viabilidade dos cuidados de saúde universais e responsabilizou os imigrantes pela situação do NHS.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)