(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suspeito dos atentados de Paris é julgado em Bruxelas


postado em 05/02/2018 07:54

Salah Abdeslam, único integrante vivo das células jihadistas que atacaram Paris em novembro de 2015, se recusou a responder as perguntas do tribunal que o julga por um tiroteio na Bélgica em março de 2016 que precipitou sua captura.

O julgamento começou pouco antes das 9H00 (6H00 de Brasília) no Palácio da Justiça de Bruxelas, onde o réuc chegou após uma viagem de quatro horas a partir da prisão de Fleury-Mérogis, ao sul de Paris, em um comboio policial escoltado por unidades de elite.

"Você é Salah Abdeslam, nascido em Bruxelas em 15 de setembro de 1989?", perguntou a juíza que preside o processo, Marie-France Keutgen, no início da audiência.

"Eu não quero responder nenhuma pergunta", afirmou Abdeslam.

O advogado do réu, Sven Mary, informou que ele não autoriza suas imagens durante o processo.

O réu se recusou inclusive a ficar de pé quando foi solicitado pela juíza.

Desde sua detenção na França em abril de 2016, Abdeslam mantém silêncio diante dos investigadores.

Uma das incógnitas era saber se ele falaria. O processo julga o tiroteio ocorrido em Forest em março de 2016, que deixou três policiais feridos, mas é considerado um preâmbulo do julgamento que acontecerá na França pelos atentados de Paris que deixaram 130 mortos, em uma data que ainda não foi anunciada.

As autoridades organizaram um importante dispositivo de segurança, dentro e ao redor do Palácio de Justiça.

O francês de 28 anos e de origem marroquina, que cresceu e se radicalizou no bairro de Molenbeek, em Bruxelas, fazia parte de uma célula jihadista envolvida em ao menos três grandes operações terroristas nos últimos anos.

Os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris (130 mortos), os de 22 de março de 2016 em Bruxelas (32 mortos) e o fracassado ataque em um trem entre Amsterdã e Paris em agosto de 2015 foram de responsabilidade, "talvez, unicamente da organização Estado Islâmico", segundo a Procuradoria federal belga.

Abdeslam é julgado esta semana por um fato ocorrido em 15 de março de 2016, dia em que investigadores franceses e belgas foram surpreendidos por tiros durante uma operação de rotina em um dos abrigos da célula em Forest.

Três policiais ficaram feridos enquanto que um jihadista de origem argelina, de 35 anos, Mohamed Belkaid, morreu ao enfrentar os agentes para encobrir a fuga de Abdeslam e de um cúmplice, Sofiane Ayari, um tunisiano de 24 anos, que também será julgado em Bruxelas.

Os dois jihadistas foram detidos três dias depois, em 18 de março, em Molenbeek, uma prisão que, segundo os investigadores, representa o detonador dos atentados de 22 de março, quando três atacantes suicidas se explodiram no aeroporto e no metrô da capital belga.

Uma associação de vítimas de atentados, V-Europe, que diz representar cerca de 200 pessoas dos atentados de Bruxelas, reclamou ser parte civil no julgamento

A defesa dos acusados poderá aceitar de mau grado esta constituição em parte civil de última hora, apesar de várias fontes relacionadas com o caso excluírem qualquer novo adiamento.

A audiência, que deveria ter acontecido em meados de dezembro no tribunal correcional de Bruxelas, foi adiada para dar tempo a Sven Mary, o novo advogado de Abdeslam, preparar sua defesa.

Um renomado criminalista belga acompanhou o jihadista logo depois de sua prisão, mas jogou a toalha sete meses depois, criticando a incompreensível atitude de seu cliente.

Salah Abdeslam e Sofiane Ayari devem responder pelas acusações de "tentativa de assassinato de vários policiais" e "posse de armas proibidas", tudo em "um contexto terrorista". Eles podem pegar até 40 anos de prisão.

Abdeslam também será julgado na França pelos atentados de 13 de novembro de 2015, mas a data do processo ainda não foi determinada.

Abdeslam será conduzido a cada dia da prisão de Vendin-le-Vieil, norte da França, onde tem as mesmas condições que na prisão perto de Paris, em que se encontra em regime de isolamento e sob videovigilância 24 horas desde sua chegada, em abril de 2016.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)