(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chile anuncia fechamento do projeto na mina de ouro Pascua Lama


postado em 18/01/2018 19:18

As autoridades chilenas anunciaram nesta quinta-feira (18) o fechamento definitivo do projeto Pascua Lama, da mineradora canadense Barrick Gold, que buscava explorar a maior jazida de ouro e prata do mundo, na fronteira entre Chile e Argentina.

Localizado a cerca de 4.500 metros de altitude, em uma zona cercada por geleiras, o projeto encontrou forte resistência dos dois lados da cordilheira dos Andes.

A Superintendência de Meio Ambiente do Chile (SMA) informou nesta quinta-feira que, "dada a natureza e envergadura das infrações cometidas pela empresa, chegou-se à convicção de que o fechamento total e definitivo, somado à imposição de uma multa em dinheiro, é a sanção mais adequada e proporcional neste caso".

A multa chega a 11,6 milhões de dólares por danos ambientais.

A decisão foi comemorada por comunidades indígenas chilenas, que denunciaram por anos o impacto ambiental do projeto colossal.

A SMA disse em nota à imprensa que aplicou as sanções pelos danos provocados a espécies de fauna e flora nativas, assim como pelo monitoramento incompleto de geleiras e pelo despejo de águas ácidas em um rio próximo, que abastecia comunidades da etnia diaguita.

Contudo, a decisão da SMA, que menciona 33 violações de normas ambientais, pode ser questionada no Tribunal Ambiental do Chile.

A Barrick Gold, maior empresa de exploração de ouro do mundo, afirmou em um comunicado que esperava a decisão do regulador chileno, mas esclareceu que a sanção não revoga a resolução que permite a exploração mineradora na região. Por isso, poderia continuar seus planos - desta vez, debaixo da terra.

"O fechamento das instalações na superfície no Chile corresponde ao plano da empresa de realizar um estudo preliminar de viabilidade para uma exploração mineira subterrânea em Pascua Lama", indicou uma nota da mineradora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)