(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sistema japonês poderia acelerar alertas meteorológicos


postado em 18/01/2018 17:12

Um novo sistema que associa um satélite e um supercomputador japonês poderia melhorar consideravelmente as previsões meteorológicas e permitir salvar vidas alertando a população antes das catástrofes naturais, segundo uma equipe de pesquisadores japoneses.

O programa de um supercomputador do instituto científico Riken analisou dados recolhidos pelo satélite meteorológico geoestacionário Himawari-8, em serviço desde 2015.

"Pela primeira vez no mundo, este estudo assimilou com sucesso os dados infravermelhos procedentes do Himawari-8, recolhidos em todo tipo de condições meteorológicas e atualizados a cada dez minutos", explicou à imprensa Takemasa Miyoshi, chefe de equipe de Riken.

Miyoshi detalhou que este satélite fornece "dados que não estavam disponíveis antes".

"Isto melhorou consideravelmente o acompanhamento da evolução rápida de um tufão, assim como as previsões de chuvas torrenciais localizadas, e foi eficaz na previsão das inundações", acrescentou.

Para testar o sistema, a equipe de Riken analisou um tufão que atingiu o Pacífico no final de julho e começo de agosto de 2015, assim como as chuvas que provocaram a morte de 20 pessoas no Japão em setembro desse ano.

A equipe constatou que o novo sistema prevê com mais precisão a evolução do tufão e da quantidade de chuva. Os resultados foram publicados pelo Monthly Weather Review e pelo Journal of Geophysical Research: Atmospheres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)