(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE dá sinal verde a sanções contra funcionários venezuelanos


postado em 18/01/2018 09:42

Os representantes dos países da União Europeia (UE) em Bruxelas deram nesta quinta-feira sua aprovação para imposição de sanções contra dirigentes da repressão e da situação política na Venezuela.

"Os embaixadores acertaram novas listas para impor medidas restritivas visando à situação da Venezuela", indicou uma fonte europeia à AFP.

Na véspera, várias fontes diplomáticas anteciparam à AFP que estas sanções individuais afetariam sete pessoas.

As medidas restritivas, que devem ser adotadas formalmente pelos países europeus, incluem um congelamento dos ativos e a proibição para os sancionados de viajar para a UE.

O objetivo das sanções "é apoiar o processo de diálogo em curso entre governo e oposição", indicou a fonte diplomática europeia, enfatizando a "percepção confirmada nos últimos anos de que é preciso continuar pressionando".

Preocupada com a deterioração da democracia e dos direitos humanos na Venezuela, a UE já adotou, em novembro passado, uma série de medidas, entre elas um embargo de armas e de material que possa ser usado para a repressão interna.

O bloco europeu se soma assim aos Estados Unidos e Canadá na imposição de sanções contra Caracas. Entre os altos funcionários assinalados por ambos países norte-americanos, figura o próprio presidente Nicolás Maduro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)