(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Federação de Ginástica dos EUA autoriza atleta a falar de assédio


postado em 17/01/2018 21:55

A Federação Americana de Ginástica recuou nesta quarta-feira e permitirá que a campeã olímpica McKayla Maroney fale publicamente sobre os abusos sexuais que sofreu por parte do então médico da equipe Larry Nassar.

Como parte do acordo para indenizar a família Maroney em 1,25 milhão de dólares, a USA Gymnastics havia obtido o compromisso de McKayla de não falar sobre o caso, sob pena de multa de 100.000 dólares.

O acerto, revelado esta semana pela imprensa americana, chocou o país e fez com que várias personalidades, incluindo a modelo Chrissy Teigen, propusessem pagar a multa para que McKayla - campeã olímpica em Londres-2012 - pudesse contar sua experiência.

"USA Gymnastics jamais tentou e nunca tentará tirar dinheiro de McKayla Maroney por suas valentes revelações sobre os atos e abusos de Larry Nassar", destacou a organização.

"Ela tem o direito de se expressar, a USA Gymnastics incentiva isto, como fez com outras vítimas de abuso sexual. Nossa prioridade segue sendo proporcionar a nossos atletas segurança, saúde e bem-estar, assim como um ambiente favorável".

Já o advogado John Manly, que representa a ginasta, criticou a Federação: "sejamos claros, a USA Gymnastics reverteu sua decisão apenas porque a opinião pública não aceitou seu comportamento...".

Larry Nassar, cujo julgamento começou esta semana em um tribunal de Lansing, Michigan, é acusado de agressão sexual por mais de 100 ginastas, incluindo a estrela Simone Biles.

Nassar foi condenado em dezembro passado a 60 anos de prisão por posse de pornografia infantil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)