(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grandes partidos separatistas catalães querem empossar Puigdemont


postado em 16/01/2018 18:46

Os dois principais partidos separatistas da Catalunha anunciaram nesta terça-feira (16) um acordo para empossar como presidente regional Carles Puigdemont, que quer ser escolhido à distância na Bélgica, onde está em auto-exílio, apesar da oposição do governo espanhol.

O Juntos pela Catalunha (centro-direita) e a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) "acordaram dar apoio à proposta de candidato à presidência da Generalitat da Catalunha (...) Carles Puigdemont", anunciaram em um comunicado conjunto, no qual não informaram se o acordo implicaria aceitar uma posse à distância.

Nenhum dos dois partidos informou se o acordo atingido incluía a aceitação por parte da ERC da posse à distância de Puigdemont, suspenso do cargo no final de outubro pelo governo espanhol de Mariano Rajoy.

Desde então, o líder separatista vive na Bélgica e quer ser empossado sem voltar à Espanha, onde a Justiça o procura por crimes de rebelião e sedição.

O governo espanhol anunciou na Justiça uma posse telemática que, inclusive serviços jurídicos do Parlamento catalão consideram ilegal.

Nas eleições regionais de 21 de dezembro, os partidos separatistas obtiveram a maioria absoluta parlamentar com 70 assentos do total de 135, a maioria deles distribuídos entre o Juntos pela Catalunha (34) e a ERC (32).

O acordo alcançado entre estes dois partidos, que também contempla ceder a presidência do Parlamento a um deputado da ERC, não inclui o pequeno partido de esquerda radical Candidatura de Unidade Popular com quatro cadeiras.

O anúncio foi feito na véspera da constituição do Parlamento catalão, em uma sessão na qual estarão ausentes oito deputados separatistas, cinco deles porque estão na Bélgica e outros três porque estão na prisão.

Durante a sessão, deverão ser escolhidos os integrantes do órgão diretor do Parlamento, que terá que decidir nos próximos dias se aceita ou não uma posse à distância.

A data-limite para realizar o debate de posse é, a princípio, 31 de janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)