(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tempestade Eleanor perturba transportes e causa falta de luz na Europa


postado em 03/01/2018 13:52

A tempestade Eleanor atingiu nesta quarta-feira (3) Irlanda, Reino Unido, França, Bélgica e Holanda com fortes ventos que causaram um morto, obrigaram a interrupção do tráfego e deixaram milhares de pessoas sem eletricidade.

Um esquiador morreu após a queda de uma árvore em Morillon, nos Alpes franceses, e outras 15 pessoas ficaram feridas no resto do país, disse à AFP Michael Bernier, porta-voz da Defesa Civil.

Outra pessoa ficou ferida pela queda de uma árvore no município holandês de Heesch.

O forte vento obrigou a fechar durante algumas horas os aeroportos franceses de Estrasburgo e da Basileia-Mulhouse (compartilhados com a Suíça).

No aeroporto parisiense Charles de Gaulle, 60% das saídas tiveram atrasos, assim como um terço das chegadas, e alguns voos tiveram que ser desviados para outros destinos.

Aproximadamente 200.000 moradias no norte da França ficaram sem eletricidade e o alto volume do Oceano Atlântico leva a previsões de inundações.

A Torre Eiffel, que recebe seis milhões de visitantes por ano em Paris, ficou fechada até esta quarta-feira à tarde, e a capital francesa fechou todos os seus parques e cemitérios durante o dia por temor de queda de árvores.

No Reino Unido, a forte chuva e o aumento do volume das águas obrigou a fechar a barreira do rio Tâmisa, que protege Londres de possíveis inundações.

"Houve fortes chuvas no sul do Reino Unido com granizo, e trovões e relâmpagos fortes que acordaram as pessoas", disse a meteoróloga Becky Mitchell.

No noroeste da Inglaterra, os ventos chegaram a 160 quilômetros por hora, e os veículos quebrados e galhos de árvore causaram várias bloqueios nas estradas.

Na Irlanda, a companhia elétrica ESB anunciou que havia restabelecido a eletricidade para 123.000 clientes, mas que 27.000 continuavam sem luz.

A Bélgica e partes da Espanha se encontram em alerta "laranja", o segundo nível mais perigoso, e as autoridades pediram cautela às pessoas.

Na Holanda, foram cancelados 252 dos 1.200 voos com saída do aeroporto Schiphol de Amsterdã, um dos mais importantes da Europa.

Eleanor é a quarta grande tempestade a atingir a Europa desde dezembro do ano passado.

A tempestade se dirigia à ilha mediterrânea francesa de Córsega, onde se esperavam ventos de até 200 quilômetros por hora.

A Áustria também se encontra em seu caminho, o que levou as autoridades a elevar o risco de avalanche a quatro de uma escala de cinco em várias zonas do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)