(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Boeing e Embraer confirmam negociações de fusão e ações da brasileira disparam

Empresas confirmam intenção de parceria, que depende de aprovação do governo brasileiro


postado em 21/12/2017 17:55 / atualizado em 21/12/2017 18:31

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

A gigante americana Boeing e a Embraer, terceiro maior grupo aeronáutico do mundo, confirmaram nesta quinta-feira (21) que discutem uma aliança empresarial, mas afirmaram que "não há garantias" de alcançar um acordo, que vai depender da aprovação do governo brasileiro.

Boeing e Embraer "estão em discussões relacionadas com uma potencial combinação de seus negócios", indica um comunicado conjunto emitido em São Paulo e Chicago.

Após relatos sobre discussões acerca da aquisição da Embraer pela americana gigante do setor Boeing, as ações da empresa brasileira subiram mais de 20% na Bovespa.

Às 16H27 de Brasília, a ação da Embraer avançou 21,29%, dando forte impulso ao índice Ibovespa, que teve alta de 2,16%.

Segundo o Wall Street Journal, a Boeing teria feito uma boa oferta pela aquisição de ações da Embraer, e as duas partes estariam aguardando a aprovação do governo brasileiro, que tem uma "ação de ouro", com poder de veto.

Mercado

O grupo americano estaria interessado em reforçar sua posição no mercado de aviões de médio alcance, área que a Embraer tem forte presença. O valor de mercado da Embraer, até então, era estimado em cerca de 3,7 bilhões de dólares.

Essas negociações seriam uma resposta à aproximação entre a maior concorrente da Boeing, a Airbus, e a canadense Bombardier, que disputa setores de mercado semelhantes aos da Embraer.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)