(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Principal partido da África do Sul


postado em 18/12/2017 08:55

Começou a apuração dos votos dos delegados do Congresso Nacional Africano (CNA), reunidos desde a noite de domingo em um maratônico processo para eleger o sucessor do polêmico Jacob Zuma, atual presidente da África do Sul, Sudáfrica, à frente do partido.

O ANC está no poder desde 1994.

Chave para o futuro político do país, a votação é o epílogo de uma campanha muito disputada entre o atual vice-presidente, Cyril Ramaphosa, e a candidata que tem o apoio de Zuma, sua ex-mulher Nkosazana Dlamini Zuma, que também presidiu a União Africana (UA).

A eleição começou no domingo à noite, seguiu madrugada adentro até a manhã desta segunda-feira (18), sem incidentes. O resultado deve ser divulgado nas próximas horas.

"Será muito disputado", prevê a analista política Susan Booysen, que acompanha as conferências do CNA.

O vencedor poderá ser, no período de cerca de dois anos, quando termina o mandato de Zuma, o próximo presidente da África do Sul, se o CNA voltar a ganhar as eleições gerais.

Durante a campanha, Cyril Ramaphosa, de 65, um ex-empresário que tem o apoio do setor econômico, denunciou a corrupção do Zuma e prometeu estimular a economia do país. Seus críticos garantem, porém, que ele defende apenas os interesses das classes mais abastadas.

"Cyril é o melhor candidato", declarou hoje, depois de votar, o delegado Siya Kolase, de 35.

"Ele vai se ocupar da questão da corrupção (...) com ele nossa economia vai-se recuperar", completou.

No Twitter, o líder da maioria parlamentar do CNA, Jackson Tembu, anunciou também ter votado em Ramaphosa "para salvar o ANC e o meu país".

Já Nkosazana Dlamini Zuma, de 68, recuperou o discurso do ex-marido sobre a necessidade de "transformação radical da economia" a favor da maioria negra do país.

Mais de 25 anos depois do fim do regime de segregação racial do Apartheid, milhares de sul-africanos continuam vivendo na pobreza.

Os adversários de Nkosazana Dlamini Zuma acusam-na de ser uma "marionete" do ex-marido e de ter-lhe prometido imunidade em vários casos de corrupção, se chegar ao poder.

Muitos analistas acreditam que a feroz batalha pela liderança do CNA pode terminar com uma derrota na eleição presidencial de 2019.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)