(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banco Mundial deixará de financiar exploração de petróleo e gás


postado em 12/12/2017 14:55

O Banco Mundial anunciou nesta terça-feira na Cúpula do Clima, em Paris, que deixará de financiar a exploração e a extração de petróleo e gás após 2019.

Com esta iniciativa, a instituição multilateral busca adotar os objetivos do Acordo de Paris, de 2015, explicou em um comunicado.

Enquanto cada vez mais os atores financeiros mostram sua vontade de se desvincular do carvão - a energia mais poluente -, o BM é o primeiro banco multilateral a assumir tal compromisso para a exploração e produção de petróleo e gás.

O BM, no entanto, indicou que poderá contemplar ressalvas para os países com "circunstâncias excepcionais" - em vias de desenvolvimento, ou com necessidades específicas em termos de energia.

Em 2016, o financiamento do BM a às indústrias de petróleo e gás representou 1,6 bilhão de dólares, menos de 5% dos financiamento totais no ano.

Os aportes de exploração e produção representam cerca de 2% do portfólio do Banco, que afirma estar alinhado com seu objetivo dedicar 28% de seus empréstimos à luta a favor do clima até 2020.

Além disso, a partir do ano que vem, a instituição, que o banco multilateral mais importante do mundo, vai publicar anualmente todas as emissões de gases do efeito estufa decorrentes de projetos financiados pelo BM nos setores mais emissores, como o energético, anunciou.

O Banco ainda vai passar a considerar um preço interno do carbono em seus investimentos futuros.

O BM é coorganizador, ao lado da ONU, da Cúpula de Paris, que acontece nesta terça-feira.

O objetivo da reunião, convocada pelo presidente francês Emmanuel Macron, é reforçar a mobilização do universo financeiro mundo - privado e público - para lutar contra o aquecimento climático.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)