Jornal Estado de Minas

Petróleo fecha em alta em Londres e Nova York

Os preços do petróleos nos mercados de Nova York e Londres fecharam em alta nesta sexta-feira (8), após ser detectada um leve vazamento em um oleoduto do Mar do Norte.

O barril do light sweet crude (WTI) para entrega em janeiro ganhou 67 centavos e fechou a 57,36 dólares no New York Mercantile Exchange.

Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte terminou a 63,40 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), em alta de 1,20 dólar em relação a quinta-feira.

"São considerações a curto prazo. O mercado reagiu à informação sobre um vazamento de petróleo no Mar do Norte, um problema que parece estar sob controle", afirmou Andrew Lebow, do Commodity Research Group.

Os hidrocarbonetos que atravessam o oleoduto Forties, o mais importante fluxo de exportações de petróleo do Reino Unido, diminuíram após ser detectada uma perda em "uma seção terrestre" da linha, segundo a empresa de análise de energia S&P Global Platts.

O claro aumento das importações de petróleo pela China também deu um novo impulso ao mercado nesta sexta-feira.

Em novembro, elas chegaram 9,01 milhões de barris ao dia, "o segundo maior nível da história do país", disse Commerzbank, acrescentando que a China "vai substituir os Estados Unidos como o maior importador mundial (de petróleo) neste ano".

.