Jornal Estado de Minas

Museu americano tenta salvar 'loja nº 1' do McDonald's nos EUA

Era apenas uma loja fechada há anos para visitantes, sem chamar quase nenhuma atenção. Mas, quando o McDonald's anunciou que iria demolir sua primeira lanchonete, uma pequena comunidade americana disparou em defesa da estrutura.

Construída num subúrbio de Chicago, a "loja nº 1" é, na verdade, uma réplica da original.

Uma outra instituição que celebra um elemento típico do cultura americana, os automóveis, é a responsável por essa tentativa de resgate.

O Volo Auto Museum, museu automobilístico na fronteira de Winsconsin e Illinois, pediu para a cadeia de "fast food" lhe doar a réplica.

O diretor do museu, Brian Grams, disse à AFP nesta sexta-feira que ainda não recebeu uma resposta do McDonald's.

"Com o feriado, eu já esperava um atraso. Estou com os dedos cruzados para ouvir alguma coisa no começo da semana que vem", disse ele, por e-mail.

A empresa anunciou na terça-feira que vai demolir a cápsula do tempo para o passado dos Estados Unidos porque enchentes frequentes bloquearam suas portas e é impossível reabri-las.

O museu quer pegar a estrutura da localização atual e levá-la a cerca de 50 km a noroeste, para Volo, uma pequena cidade de 4.300 habitantes.

Ela ficaria exposta com 400 automóveis "clássicos, antigos e de Hollywood".

"Nosso interesse é preservar esse ícone americano", explicou Grams, mostrando uma pesquisa digital em que 97% dos que responderam apoiam a ideia.

"Se, por algum motivo, não der certo a transferência da estrutura inteira, certamente esperamos conseguir alguns itens".

A réplica de 1985 foi construída no local do primeiro restaurante da franquia McDonald's, erguido em 1955. Ela é repleta de memorabilia, e tem uma placa original do lado de fora anunciando hambúrgueres por 15 centavos.

O fundador da empresa, Ray Kroc, criou as franquias modernas do McDonald's, depois de comprar a marca de Richard e Maurice McDonald.

.