(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cineasta Polanski é esperado por feministas em Paris


postado em 30/10/2017 09:55

A associação Osez le féminisme! convocou uma manifestação nesta segunda-feira em Paris contra uma retrospectiva organizada pela Cinémathèque em homenagem ao cineasta franco-polonês Roman Polanski, acusado por várias mulheres de agressões sexuais.

A manifestação está prevista a partr das 18H30 GMT (16h30 de Brasília) em frente à instituição, onde o diretor de 84 anos deve assistir à projeção de seu último filme, "Based on a True Story".

"Para nós, o importante é cancelar a retrospectiva, obter um pedido de desculpas da Cinémathèque e uma conscientização", disse à AFP a porta-voz do grupo feminista, Raphaelle Rémy-Leleu.

A Cinémathèque garantiu que não cancelará esta retrospectiva. "Fiel aos seus valores e à sua tradição de independência, a Cinémathèque não pretende ser substituída por qualquer justiça", afirmou a instituição presidida pelo diretor Costa-Gavras, denunciando um pedido de "censura".

Uma petição cobrando o cancelamento da homenagem a Polanski já reunia mais de 26 mil assinaturas.

Sob pressão das feministas, Roman Polanski teve que desistir no início do ano de presidir a cerimônia de entrega dos César.

O cineasta foi indiciado nos Estados Unidos em 1977 pelo estupro de Samantha Gailey, de 13 anos. Aos 43 anos, Polanski admitiu ter tido relações sexuais ilegais com a menor.

Depois de passar 42 dias na prisão, Roman Polanski fugiu dos Estados Unidos em janeiro de 1978, temendo que fosse novamente condenado a uma pena mais severa.

Desde este caso e o escândalo envolvendo Weinstein, várias mulheres emergiram das sombras para acusar o cineasta de agressão sexual, acusações "infundadas", segundo seu advogado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)