Jornal Estado de Minas

Um milhão de manifestantes saem às ruas pela unidade da Espanha


Um milhão de pessoas protestaram neste domingo, no centro de Barcelona pela unidade da Espanha, dois dias depois da proclamação da independência da Catalunha, segundo números da delegação do governo espanhol na região.


Pouco antes, a polícia municipal havia estimado em 300 mil o número de manifestantes neste protesto convocado sob o lema "Todos somos Catalunha", e seus organizadores em 1,3 milhão de pessoas reunidas.


O vice-presidente deposto da Catalunha, Oriol Junqueras, avalia a possibilidade de partidos pró-independência da comunidade autônoma participarem das eleições regionais convocadas pelo governo central da Espanha para 21 de dezembro. A declaração foi dada em artigo de Junqueras publicado neste domingo pelo jornal catalão El Punt-Avui. As forças separatistas devem "continuar em frente, sem renunciar às urnas", diz ele no artigo.

Junqueras, o presidente regional Carles Puigdemont e demais membros da cúpula do governo catalão foram depostos no sábado pelo primeiro ministro da Espanha, Mariano Rajoy, um dia após o Parlamento da Catalunha ter votado a favor da declaração de independência da região. Rajoy também dissolveu o parlamento catalão.

O governo central espanhol tem a expectativa de que partidos que apoiam a continuidade da Catalunha como comunidade autônoma do país recuperem a maioria dos assentos da câmara legislativa regional nas eleições de dezembro.

.