(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump felicita Abe por sua 'grande vitória' nas legislativas


postado em 23/10/2017 13:07

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para felicitá-lo por sua "grande vitória" nas eleições legislativas de domingo, informou nesta segunda-feira um funcionário da Casa Branca.

"O presidente teve uma excelente conversa telefônica na noite passada (domingo) com o primeiro-ministro Abe para parabenizá-lo pela grande vitória de seu partido", afirmou o funcionário, que preferiu não se identificar.

Trump, de acordo com a fonte, disse a Abe que recebeu um forte "mandato" do povo japonês.

A coalizão formada pelo Partido Liberal Democrata (PLD, direita) de Abe e o partido Komeito (centro-direita) obteve 313 dos 465 assentos em disputa, uma maioria de dois terços, de acordo com estimativas quase definitivas da rede pública de televisão NHK.

Esta "super-maioria" permite que Abe realize seu sonho de revisar a Constituição imposta em 1947 pelos Estados Unidos após a rendição do Japão no final da Segunda Guerra Mundial, cujo artigo 9 afirma que o país "renuncia à guerra para sempre".

Além disso, Abe terá ainda mais legitimidade em manter uma postura firme em relação à Coreia do Norte, que já lançou dois mísseis que sobrevoaram o arquipélago japonês.

Trump viajará ao Japão no início de novembro como parte de uma turnê por cinco países da Ásia, que deverá ser dominada pela preocupação com os programas nucleares e balísticos de Pyongyang.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)