(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares de pessoas protestam em Berlim contra o partido de extrema-direita AfD


postado em 22/10/2017 12:46

Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo (22) em Berlim contra o partido de extrema-direita Alternativa para Alemanha (AfD), que entrará na próxima semana no Parlamento.

Os manifestantes caminharam segurando cartazes com dizeres como "Parem a AfD", "Minha voz contra a provocação" ou "Meu coração bate por diversidade".

O partido anti-imigração e islamofóbico obteve 12,6% dos votos nas eleições legislativas ocorridas em setembro, tornando-se assim a terceiro maior força política da Alemanha.

A entrada da AfD no Bundestag se trata de uma guinada na história alemã pós-guerra, já que se trata da primeira formação de extrema-direita a ter essa representação desde a Segunda Guerra Mundial.

Sem adotar o discurso dos pequenos grupos nazistas, o AfD tem membros que pregam o fim do arrependimento pelos crimes nazistas.

Um integrante do AfD, Björn Höcke, chamou em janeiro o Memorial do Holocausto em Berlim de "memorial da vergonha".

O partido conseguiu atrair eleitores do conservador partido CDU, de Angela Merkel, aproveitando-se do descontentamento provocado pela política da chanceler de acolher mais de um milhão de refugiados em 2015.

"Quando o AfD ocupar o Bundestag pela primeira vez no dia 24 de outubro, terá que entender que em nosso Parlamento não há espaço para o racismo, a discriminação ou a falsificação da história", declarou o movimento popular Campact, que organizou a manifestação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)