(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Imigração e terrorismo na pauta do G7 de ministros do Interior


postado em 19/10/2017 12:31

Os ministros do Interior do G7 se reúnem nesta quinta e sexta-feira (19 e 20) na ilha italiana de Ischia (sul) para tratar da ameaça que representam para seus países os combatentes estrangeiros, depois da queda de vários redutos extremistas.

Outro grande debate será dedicado à luta contra o "terrorismo" na Internet, na presença dos quatro gigantes do setor - Google, Facebook, Twitter e Microsoft.

Após a liberação de Raqa, antigo bastião sírio da organização Estado Islâmico (EI), o destino das dezenas de combatentes estrangeiros vai ganhar importância especial neste G7.

No encontro, também está prevista troca de informações entre os Estados para lutar contra este fenômeno.

Entre 25 mil e 30 mil pessoas de mais de 100 nacionalidades - 5 mil delas procedentes da Europa - formam o contingente treinado que poderia se espalhar por todo mundo e obrigar vários países a fazer frente a essa "diáspora de retorno", explicou recentemente o ministro italiano do Interior, Marco Minniti, que preside esse G7.

"Trata-se da maior legião estrangeira já vista", insistiu Minniti, que destacou a importância para a Europa de "dispor de um procedimento de controle nas fronteiras".

Caso contrário - advertiu -, corre-se o "risco de que esses combatentes se unam ao terrorismo espontâneo" local.

Além dos ministros canadense, francês, alemão, japonês, britânico e americano, também participam do debate os comissários europeus Dimitris Avramopoulos (Migração) e Julian King (Segurança), além do secretário-geral da Interpol, o alemão Jürgen Stock.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)