(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

SpaceX lança foguete reciclado


postado em 11/10/2017 21:25

A SpaceX lançou nesta quarta-feira um foguete que já havia ido ao Espaço e o fizeram -com sucesso- a partir de uma plataforma alocada no oceano, como parte de seu esforço contínuo de reciclar caros componentes.

Às 18h53 locais (19h53 de Brasília), o foguete Falcon 9 decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, levando o satélite Echostar 105/SES-11.

O satélite foi elaborado para fornecer cobertura de televisão e capacidade de comunicação para América do Norte, Havaí, México e Caribe.

Este é um satélite de "missão dupla", para o operador EchoStar, nos Estados Unidos, e para operador SES, em Luxemburgo.

Cerca de 10 minutos depois do lançamento, a maior parte do foguete, conhecida como primeiro estágio, retornou à Terra em um pouso controlado em uma base chamada "Of course I Still Love You", localizada no Atlântico.

O foguete Falcon 9 "está estacionado na base", disse o comentarista da SpaceX, enquanto as imagens de vídeo mostravam a fumaça.

"Mais uma aterrissagem bem sucedida do primeiro estágio do Falcon 9", acrescentou.

"Essa é a nossa 18ª aterrissagem bem-sucedida".

O primeiro estágio do Falcon 9 lançado nesta quarta-feira já decolou anteriormente, em fevereiro, em uma missão de carga da Estação Espacial Internacional.

A primeira vez que a SpaceX usou um foguete reciclado foi em março deste ano.

O lançamento desta quarta é a "terceira missão bem-sucedida de um voo comprovado de foguete de classe orbital", declarou a SpaceX no Twitter.

Este esforço é parte da intenção do CEO Elon Musk de tornar o voo espacial mais acessível e permitir viagens de foguete mais fáceis e econômicas, tanto de cidade em cidade na Terra como, eventualmente, no Espaço profundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)