(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa quarta rodada de negociações do Nafta


postado em 11/10/2017 08:25

A quarta rodada de renegociação do Tratado de Livre-Comércio Norte-Americano (Nafta) começa nesta quarta-feira (11) em Washington, marcada pelas tensões entre os Estados Unidos e o Canadá sobre taxações e as discrepâncias entre o presidente Donald Trump e os empresários americanos sobre o futuro do pacto.

As discussões, lançadas em agosto para modernizar o acordo vigente entre os Estados Unidos, México e Canadá há 23 anos, coincidem com a visita à Casa Branca do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, que se reunirá à tarde com o presidente Trump.

A reunião acontece em meio a tensões pelo conflito entre a construtora aeronáutica canadense Bombardier e a americana Boeing, sua concorrente. Na última rodada de discussões, o Canadá criticou a decisão do departamento de Comércio americano de impor uma taxação de 220% aos aviões CSeries da Bombardier, acusada pela Boeing de obter subsídios públicos e de vender com prejuízo.

Em resposta, Ottawa ameaçou cancelar um pedido bilionário de 18 aeronaves Super Hornet da Boeing.

Trudeau, que no final da semana planeja visitar o presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou no Twitter que "há muito trabalho à frente" com seus aliados sobre comércio, emprego, igualdade de gênero e "crescimento de nossas economias".

Os Estados Unidos são o destino de três quartos das exportações do Canadá, e de 80% das exportações do México, mas as relações trilaterais foram manchadas pelo discurso protecionista de Trump, o que deu origem à renegociação do Nafta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)