(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Madri tenta 'neutralizar' colégios eleitorais na Catalunha


postado em 26/09/2017 17:40

As forças de ordem espanholas começaram nesta terça-feira a neutralizar os colégios eleitorais na Catalunha para impedir o referendo separatista, enquanto em Washington o presidente americano, Donald Trump, advogava pela unidade da Espanha na presença de Mariano Rajoy.

A Polícia regional catalã tem ordem da Procuradoria de identificar os responsáveis dos colégios eleitorais que irão abrir no domingo.

A Procuradoria pediu que essas pessoas compareçam como testemunhas para entregar a documentação que possuem relacionada com a consulta, e advertiu-as de sua "obrigação" de não ceder tais centros para a votação, proibida pela Justiça.

"A ordem foi transmitida e será executada com toda normalidade", declarou à AFP um porta-voz da Polícia catalã, os Mossos d'Esquadra.

A atuação desta Polícia, que é autônoma mas está submetida à legislação do Estado espanhol, é essencial. Por isso, e como parte de seu empenha para impedir a consulta, o Ministério do Interior a colocou neste fim de semana sob tutela parcial.

O presidente Mariano Rajoy conseguiu o apoio de Trump na Casa Branca, onde foi recebido em visita oficial de trabalho.

"A Espanha é um grande país, deve permanecer unida", disse Trump em coletiva na Casa Branca, ao lado do chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy.

E depois acrescentou: "acho que ninguém sabe se realmente haverá uma votação".

"Todo mundo sabe que o referendo não pode acontecer (...). E acredito que em uma situação como esta o mais sensato e razoável seja voltar ao sentido comum", afirmou Rajoy.

- Força total contra a consulta -

Ao apontar para os colégios eleitorais, a Procuradoria espanhola se aprofunda em um plano destinado a impedir todos os passos até a organização do referendo.

Desde meados de setembro a Justiça ameaça os prefeitos que forem fornecer os locais para a votação, assim como os funcionários de outras instituições que participarem de sua organização.

A comissão eleitoral criada expressamente para o referendo teve que renunciar em bloco, depois que o Tribunal Constitucional lhe impôs multas diárias de 12.000 euros.

Diante destas medidas, as autoridades separatistas que governam esta região denunciam métodos "repressivos" de Madri.

"Aqui é normal que a página da fundação Francisco Franco esteja em plena operação", disse, queixando-se nesta terça-feira, o porta-voz do governo catalão, Jordi Turull.

O governo repete que quer proteger a Constituição e que não autoriza este tipo de consulta, assim como ocorre em França e Itália.

E destaca que os separatistas adotaram a lei do referendo sem deixar que a oposição a debatesse em profundidade, e por uma votação de maioria simples, quando para textos menos importantes a legislação catalã exige uma maioria de dois terços da Câmara.

- Rajoy cancela viagem à cúpula europeia -

Na sexta-feira, Rajoy deveria participar na Estônia de uma cúpula informal da União Europeia (UE), mas preferiu cancelar a sua viagem.

"Considerei que neste momento o melhor é ficar aqui. Na sexta-feira haverá o conselho de ministros e o tema catalão estará presente", declarou à AFP uma fonte do governo.

Igualmente, o governo decidiu atrasar a adoção no conselho de ministros do projeto de orçamento de 2018, que era esperado para sexta.

Mas a tensão política na Espanha continua crescendo.

Em diversas cidades da Andaluzia e em outras localidades como Toledo (centro) e Santander (norte), os guardas civis que partiram à Catalunha como reforços foram aplaudidos por centenas de pessoas.

Em uma das maiores concentrações, manifestantes se juntaram na segunda-feira em Huelva para animar os agentes. Imagens que "são impróprias de uma sociedade civilizada", criticou Carles Campuzano, deputado do Partido Democrata Catalão no Parlamento espanhol.

"Por mais ardor que exista (...) estão perdendo tempo e, portanto, em 1º de outubro, como disse o governo, 9o referendo) acontecerá", advertiu o porta-voz do Executivo catalão, Jordi Turull.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)