(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alemanha: grupos judaicos lamentam ascensão de extrema-direita no parlamento


postado em 24/09/2017 18:37

Berlim, 24 - Os principais grupos judaicos estão expressando desalento e preocupação que o partido de extrema-direita e anti-imigração Alternativa para a Alemanha (AfD) conseguiu vagas no parlamento nas eleições deste domingo.

O presidente do Conselho Central de Judeus da Alemanha, Josef Schuster, disse que o AfD "tolera pensamentos extremistas e agitação contra minorias". Ele disse esperar que os outros partidos alemães irão "revelar a verdadeira face do AfD e desmascarar suas promessas vagas e populistas".

O diretor do Congresso Judaico Mundial, Ronald Lauder, parabenizou a chanceler Angela Merkel pela vitória que garantiu a ela um quarto mandato no comando do país e chamou Merkel de "verdadeira amiga de Israel e do povo judaico". Além disso, Lauder denunciou o AfD como "uma desgraça e um ovimento reacionário que relembra o pior da história alemã".

Neste momento, uma grande manifestação contra o AfD ocorre na Alexanderplatz, em Berlim. Grupos empunham cartazes e entoam gritos de "Fora Nazistas". (Caio Rinaldi, com Associated Press - caio.rinaldi@Estadão.com)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)