(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eleições do Senado podem ser primeiro revés para presidente francês


postado em 22/09/2017 15:31

Emmanuel Macron poderá sofrer seu primeiro revés nas urnas no domingo, nas eleições para o Senado, depois que a popularidade do jovem presidente francês despencou abruptamente desde sua eleição em maio.

Macron teve uma curta lua de mel com os franceses. Menos de seis meses depois de chegar ao poder, apenas 44% dos entrevistados estão satisfeitos com sua administração.

Apesar de uma derrota no Senado não o impedir de governar, poderia complicar seus planos de impulsionar reformas constitucionais.

Metade dos assentos na Câmara Alta estão em jogo nesta eleição indireta, na qual apenas deputados, conselheiros regionais e provinciais e prefeitos podem votar.

O porta-voz do governo, Christophe Castaner, admitiu que o Executivo não espera resultados semelhantes aos das legislativas de junho, quando os deputados do partido de Macron, A República em Marcha (LREM), conquistaram uma folgada maioria.

Os analistas acreditam que o Senado, dominado pelos conservadores desde 2014, vai continuar nas mãos da direita.

"Quero que o Senado seja liderado por uma oposição exigente", declarou nesta sexta-feira o atual presidente da casa e candidato a sua própria sucessão, Gérard Larcher.

- Metas modestas -

O partido de Macron conta com 29 senadores e estipulou metas modestas para o domingo: consolidar sua presença na Câmara Alta, que conta com um total de 348 assentos.

"Esperamos ir mas longe", declarou François Patriat, líder do grupo LREM no Senado. Contudo, o sistema eleitoral indireto não é favorável a Macron.

"A República em Marcha foi construída através de um vínculo quase direto com o povo francês", aponta François Miquet-Marty, da consultora Viavoice.

"Mas a eleição de senadores não funciona desta maneira", uma vez que seus membros são eleitos por sufrágio indireto por um colégio de grandes eleitores, dos quais 95% são prefeitos.

O governo adotou nos últimos meses uma série de medidas que não são do gosto dos representantes locais, entre elas um corte de 300 milhões de euros nos fundos para as autoridades locais e regionais.

Outros não estão satisfeitos com a decisão de Macron de eliminar um imposto local sobre a propriedade para 80% dos imóveis, um ingresso importante para seus orçamentos.

"O governo tem acumulado uma série de erros e tem feito tudo ao seu alcance para irritar os representantes locais", lamentou o senador centrista Vincent Capo-Canellas.

- Referendo? -

O Senado tem o poder de atrasar o andamento de projetos de lei, mas em caso de um impasse, a última palavra é da Assembleia Legislativa, dominada pela LREM, o que significa que, mesmo que Macron não obtenha uma maioria no domingo, poderá continuar a aplicar suas reformas econômicas.

Mas a Câmara Alta poderia, potencialmente, torpedear seus planos de empreender mudanças constitucionais, incluindo seu projeto de lei para reduzir em um terço o número de assentos no Parlamento.

Para isso, Macron precisaria do apoio de três quintos das duas câmaras combinadas, 555 assentos no total.

Atualmente, ele tem o apoio de cerca de 400 membros da Assembleia - 313 da LREM - mas precisaria reunir cerca de 160 mais no Senado.

Como último recurso, no entanto, disse que submeteria suas reformas a um referendo, se necessário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)