(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lavrov: ameaça de uso da força contra Venezuela é 'inaceitável'


postado em 21/09/2017 20:07

A ameaça do uso da força contra a Venezuela ou qualquer outro país é "inaceitável", disse nesta quinta-feira o chanceler russo, Serguei Lavrov, na Assembleia Geral da ONU, em uma referência às recentes declarações do presidente americano, Donald Trump.

"É inaceitável incitar desordens e ameaçar com o uso da força para tentar democratizar a Venezuela ou minar as autoridades legítimas de qualquer país", expressou o chefe da diplomacia russa, sem mencionar a Casa Branca.

No início de agosto, Trump provocou alarme em toda a região ao declarar que sua equipe de governo avaliava "opções para a Venezuela, incluindo uma possível opção militar".

De acordo com Lavrov, em uma situação de conflito doméstico "a comunidade internacional tem que impulsionar as partes a alcançar uma reconciliação nacional".

As tentativas de "ignorar as opiniões" e utilizar "ultimatos" sem o apoio da Carta das Nações Unidas "nunca levou a nada de bom".

A clara ameaça de Trump à Venezuela provocou a imediata reação adversa de vários países latino-americanos, incluindo fortes críticos do governo de Caracas, e inclusive do Mercosul, que chegou a suspender a Venezuela como membro.

Os governos de México e Colômbia foram os primeiros a rechaçar publicamente, de forma enérgica, qualquer ameaça de uso da força militar contra a Venezuela.

Em nota, os membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) assinalaram que "os únicos instrumentos aceitáveis para a democracia são o diálogo e a diplomacia".

Na segunda-feira, véspera do início da Assembleia Geral da ONU, Trump teve um jantar com os líderes de Brasil, Colômbia, Peru e Argentina, a quem sugeriu que aumentem a pressão pública sobre a Venezuela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)