(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OEA observará eleições no Brasil em 2018


postado em 21/09/2017 19:46

A Organização dos Estados Americanos (OEA) informou nesta quinta-feira que observará - pela primeira vez - eleições no Brasil, em 2018, com o envio de uma missão a pedido da autoridade eleitoral brasileira.

"É um grande passo que o maior país da América do Sul conte conosco em um evento tão importante como são as próximas eleições gerais", disse o secretário-geral da OEA, Luis Almagro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou formalmente a OEA a observar as eleições de outubro de 2018, quando serão eleitos deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e o presidente da República.

A OEA disse que sua Secretaria Geral começará "de imediato" os preparativos, que incluem contatos para garantir o financiamento necessário, destacando que tais missões "não podem ser financiadas com recursos do país anfitrião".

O Brasil será o 28º país a receber uma Missão de Observação Eleitoral (MOE) da OEA, cujo envio - desde 1962 - se dá a pedido do estado-membro do organismo regional.

Gerardo de Icaza, responsável pelo serviço permanente de observação eleitoral da OEA, celebrou o que considerou um "reconhecimento" do Brasil.

O funcionário destacou que as reformas eleitorais em debate no Brasil sobre o financiamento de campanha são um "sinal de maturidade do sistema".

"Esta discussão é muito positiva e oportuna a pouco mais de um ano do processo eleitoral".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)