(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Premiê espanhol alerta líderes catalães para abandonarem plebiscito


postado em 20/09/2017 21:31

Madri, 20 - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, alertou os líderes catalães de que haverá "consequências maiores" caso eles não abortem planos para a realização de um plebiscito de independência da Catalunha, o qual as autoridades espanholas consideram ilegal.

Em um comunicado televisionado na noite desta quarta-feira, Rajoy afirmou que a realização de um plebiscito em 1º de outubro viola a Constituição espanhola e um ato totalitário. Para ele, "a desobediência à lei por parte do poder político é o oposto da democracia".

Os comentários do premiê espanhol vem após milhares de pessoas permanecerem nas ruas de Barcelona para protestar contra os intensos esforços do governo para frear o plebiscito. A polícia prendeu uma dúzia de autoridades regionais catalãs e apreendeu 10 milhões de cédulas de votação nesta quarta-feira.

Dirigindo-se às autoridades da região, Rajoy disse que "se vocês se preocupam com a tranquilidade da maioria dos catalães, desistam dessa escalada de radicalismo e desobediência. Está na hora de evitar um dano maior". Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)