(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Londres reduz alerta terrorista após prisão de outro suspeito por atentado


postado em 17/09/2017 13:46

As autoridades britânicas reduziram o nível de alerta terrorista neste domingo (17), depois que a investigação sobre o atentado que deixou 30 feridos no metrô londrino na sexta-feira (15) levou à prisão de duas pessoas.

"O centro de análise terrorista decidiu diminuir o nível de alerta de crítico - nível máximo - para grave", anunciou durante a tarde a ministra britânica do Interior, Amber Rudd.

A ameaça de atentado já não é mais considerada "iminente", como na sexta-feira à noite, mas "altamente provável".

Um homem de 21 anos foi detido em Hounslow, na periferia oeste da capital, às 23h50 (19h50 de Brasília) de sábado (16), informou a Polícia neste domingo.

Hoje, poucos quilômetros ao oeste do local, as forças de segurança faziam uma operação relacionada com o atentado, acrescentou a Polícia.

No sábado pela manhã, os agentes prenderam um homem de 18 anos no sul do país por seu suposto envolvimento no ataque de sexta.

Quinto em seis meses no Reino Unido, o atentado foi cometido com uma bomba de fabricação caseira colocada em um vagão de metrô no horário de pico, em torno das 08h20 (4h20 de Brasília), na estação de Parsons Green, situada em um bairro nobre do sudoeste de Londres.

- Ameaça -

Antes de anunciar a mudança do nível de alerta, a ministra do Interior assegurou que era "muito cedo para tirar conclusões" e prometeu fazer "todo o necessário para entender" como esse suspeito de 18 anos se radicalizou.

"É uma investigação que avança muito rápido. Tivemos progressos consideráveis e continuaremos fazendo o melhor que pudermos para reduzir as ameaças neste país", declarou no sábado a chefe da Polícia londrina, Cressida Dick, à radiotelevisão pública britânica.

A Polícia continuava neste domingo uma operação iniciada no sábado em uma casa do bairro residencial de Sunbury-on-Thames, 20 km a sudoeste de Londres.

Segundo os jornais britânicos, a casa é propriedade de um respeitado casal de idosos, que costuma se oferecer como família de acolhida e foi condecorado pela rainha Elizabeth II por sua ação a favor das crianças.

Neste domingo de manhã, um voo da British Airways - que fazia o trajeto Paris-Londres com 130 passageiros - atrasou sua decolagem do aeroporto parisiense Charles-de-Gaulle por várias horas por conta de um alarme falso de bomba. A Polícia procedeu à evacuação temporária do avião.

- Cooperação pós-Brexit -

O governo britânico afirmou neste domingo ter concluído com a União Europeia (UE) um novo tratado de segurança, que permitirá prosseguir a cooperação em matéria de luta contra o crime e contra o terrorismo após o Brexit.

Rudd detalhou à BBC que esse tratado será aplicado mesmo que não se chegue a um acordo sobre a saída do Reino Unido da UE.

O balanço do atentado poderia ter sido muito pior, advertiu a primeira-ministra britânica, Theresa May, na sexta-feira, assegurando que "o artefato explosivo foi feito para provocar enormes danos".

Fotos divulgadas no Twitter mostravam um balde branco pouco danificado pegando fogo em uma sacola plástica, dentro de um vagão de metrô, perto das portas automáticas. Cabos elétricos saíam da sacola.

Peter Crowley, uma testemunha, afirmou ter visto "uma bola de fogo".

Os restos do artefato estão sendo examinados por especialistas, segundo a Polícia, que não quis comentar as informações da imprensa britânica sobre a suposta falha do detonador da bomba, ou o fato de que ela contivesse pregos e TATP, um explosivo usado pelos extremistas.

O Reino Unido sofreu nos últimos meses uma série de atentados que deixaram 35 mortos, em um contexto de aumento dos ataques extremistas na Europa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)