(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hamza bin Laden convoca muçulmanos para jihad na Síria


postado em 14/09/2017 18:40

Hamza bin Laden, filho do fundador da organização sunita radical Al-Qaeda, convocou os muçulmanos de todo o mundo a participar da jihad na Síria contra o regime e o Ocidente, em uma gravação divulgada nesta quinta-feira.

Considerado como o filho favorito de Osama bin Laden, Hamza tem se preparado desde a infância para suceder seu pai, executado por um comando americano no Paquistão em 2011.

Em gravações precedentes havia exortado os jihadistas a se unir contra o Ocidente.

O antigo braço sírio da Al-Qaeda, conhecido como Frente Al-Nusra, que participa da guerra civil síria desde 2013, anunciou no ano passado o fim do vínculo com a organização radical sunita e a mudança de seu nome para Frente Fateh al Sham.

A Frente Al-Nursa, integrada essencialmente por sírios, combateu com vários grupos rebeldes contra o regime de Bashar al Assad.

A Al-Qaeda é adversária de outro grupo radical sunita, o Estado Islâmico (EI), também envolvido no conflito sírio.

Em mensagem divulgada nesta quinta-feira por sites jihadistas, Hamza bin Laden faz um apelo aos "irmãos muçulmanos - da Indonésia ao Magreb - para que se unam à jihad com o objetivo de deter a agressão dos cruzados e os rafida", termo pejorativo para os xiitas.

"Os jihadistas precisam da ajuda de todos os muçulmanos para continuar" a batalha, declarou Hamza bin Laden, destacando que a ajuda pode ser tanto financeira como material.

Bashar al Assad é membro da minoria alauita, um braço do xiismo, e em sua guerra contra os rebeldes e os jihadistas tem o apoio militar do movimento xiita libanês Hezbollah e do Irã, a grande potência xiita da região.

Segundo vários analistas, Hamza bin Laden se prepara para assumir o comando da Al-Qaeda e aproveitando as recentes derrotas do EI na Síria e no Iraque, tentará unir os jihadistas de todo o mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)