(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Costa Rica lidera expectativa de emprego; Brasil e Peru estão na lanterna


postado em 12/09/2017 19:10

A Costa Rica é um dos países com as melhores perspectivas de emprego em todo o mundo, enquanto Brasil e Peru estão entre os piores, segundo uma pesquisa sobre perspectivas profissionais divulgada nesta terça-feira no Panamá.

De acordo com a pesquisa da empresa de recursos humanos Manpower, realizada com 60 mil empresários em 43 países, as expectativas de criação de emprego para o último trimestre do ano são as melhores desde 2008.

"Pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2008 e a crise mundial não se apresenta uma tendência líquida negativa de emprego em nenhum dos 43 países pesquisados", diz o estudo.

Ele destaca a Costa Rica como o terceiro país com as melhores expectativas de emprego no mundo, com 19% de tendência líquida de criação de postos de trabalho, superada por Japão (23%) e Taiwan (22%).

"Um dos setores que está mexendo muito na contratação de pessoas é o setor de construção. (Na Costa Rica,) o Estado investiu no ano passado fortemente em projetos de infraestrutura", disse à AFP Alberto Alesi, diretor da Manpower para América Central e Caribe.

Ele acrescentou que "novamente está chegando investimento estrangeiro (no país) para o estabelecimento dos Centros de Serviços Compartilhados, sobretudo na área de tecnologia".

Já Peru (2%) e Brasil (1%) são, respectivamente, o quarto e o segundo países com os piores prognósticos.

Os Estados Unidos estão em sétimo, com 17%, e o México em 11º, com 13%.

A perspectiva no Peru "é a mais fraca desde que a pesquisa começou a ser feita, há mais de 11 anos", destaca o estudo.

O Brasil, por sua vez, registrou o segundo trimestre seguido de tendência positiva, após nove trimestres de expectativas negativas.

"À medida que as exportações, a indústria e o problema da moeda forem se normalizando, devemos continuar a ver tendência positivas de contratação" no Brasil, considera Alesi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)