(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eletricidade, água e escolas, as prioridades de Cuba pós-Irma


postado em 12/09/2017 14:55

Depois da passagem devastadora neste fim de semana do furacão Irma, Cuba estabeleceu suas prioridades para recuperação: os serviços de eletricidade, água e o reinício das aulas, informou o governo de Havana nesta terça-feira.

Os danos severos provocados pelo furacão Irma nas usinas termelétricas cubanas, especialmente na de "Antonio Guiteras", em Matanzas, atrasam o restabelecimento dos serviços de eletricidade e fornecimento de água.

"Devido aos severos danos nas usinas termoelétricas do país, não podemos estimar quanto tempo demorará para restabelecer completamente a energia elétrica", alertou Yuri Villamonte, vice-ministro de Minas e Energia.

Villamonte ofereceu a explicação ao Conselho de Defesa Nacional, uma entidade governamental liderada pelo presidente Raúl Castro e pelo Partido Comunista em casos de desastres naturais ou guerra.

"No entanto, o objetivo será alcançado mais cedo do que mais tarde, já que restabelecemos os serviços na maioria das províncias orientais do país e começamos os trabalhos no ocidente, com prioridade na capital", acrescentou o vice-ministro, de acordo com um resumo publicado no jornal oficial Granma.

A falta de eletricidade dificulta o bombeamento de água, além dos danos nos tubos condutores. "Já estamos trabalhando na normalização das redes", assegurou Inés María Chapman, presidente do Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos.

A maior parte da ilha ainda está em fase de "recuperação" dos danos do Irma, que atravessou a costa norte de leste a oeste por 72 horas com ventos de furacão, fortes chuvas e penetrações marítimas em ambas as costas (norte e sul), porque seu alcance de ação foi maior do que a largura de Cuba.

Os aeroportos de Havana e Varadero, os de maior tráfego internacional em Cuba, reiniciaram suas operações nesta terça-feira.

Uma nota da Corporação da Aviação Civil de Cuba afirma que, a partir das 12h00 (13h00 de Brasília) desta terça-feira, "as operações aéreas nacionais e internacionais começaram a ser restauradas no Aeroporto Internacional José Martí", em Havana, o maior do país.

Quatro horas antes, o tráfego foi restabelecido no aeroporto de Juan Gualberto Gómez, na famosa estância balneária de Varadero, 130 km a leste de Havana.

As empresas de ônibus retomaram igualmente nesta terça-feira os serviços de transportes, enquanto as escolas (todas públicas) e as universidades que não foram afetadas pelo furacão reiniciaram suas atividades.

Em Havana, brigadas de trabalhadores retiram das ruas um grande número de árvores e raízes, reinstalam os postes de eletricidade, enquanto a polícia ordena o trânsito nas artérias importantes, onde Irma danificou um grande número de semáforos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)