(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Catalães participam de manifestação e pedem por independência


postado em 11/09/2017 19:07

Tarragona, 11 - Centenas de milhares de catalães levantaram bandeiras pró-independência e cantaram durante a celebração anual da região nesta segunda-feira, em Barcelona.

Na semana passada, o Parlamento da Catalunha convocou uma consulta popular para a separação da região da Espanha, que seria realizada em 1º de outubro. O governo do primeiro-ministro, Mariano Rajoy, disse que a votação era ilegal e violava a Constituição espanhola, prometendo bloqueá-la. No caso de uma vitória do "sim", a Catalunha declararia a independência 48 horas depois, de acordo com as disposições da lei. A liderança política catalã prometeu persistir com a votação.

Nesta segunda-feira, os apoiadores de uma independência catalã mostraram a tradição regional de construir torres humanas e cantaram "Vamos votar". No entanto, não é claro que os protestos foram um verdadeiro reflexo do sentimento na região. Como em anos anteriores, houve estimativas bastante diferentes do grau de participação. A polícia municipal de Barcelona disse que cerca de um milhão de pessoas estava presente, 10% de aumento relação à estimativa do ano passado. Os representantes locais do governo de Madri, por outro lado, afirmaram que havia cerca de 350 mil participantes, uma queda em relação a 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)