(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jovens catalães se mobilizam pela independência


postado em 11/09/2017 18:40

Os jovens na Catalunha, que vivem há anos o aumento do sentimento separatista contra a Espanha, participaram maciçamente nesta segunda-feira de uma grande manifestação em Barcelona pela "construção de um novo país".

Anna Comellas, de 20 anos, marchou enrolada em uma bandeira separatista a três semanas de um referendo de autodeterminação convocado pelos dirigentes separatistas da região, mas proibido pela justiça espanhola.

Para ela é a quinta "Diada", a festa do 11 de setembro na Catalunha, que se transformou em uma manifestação para que os separatistas mostrem força.

A jovem estudante de cabelos castanhos, que quer ser professora, recorda que seu avô era simpatizante da ditadura de Francisco Franco (1939-1975).

Seus pais não são nacionalistas, mas ela se tornou separatista em contato com os outros alunos em suas aulas, que eram, "salvo as de línguas estrangeiras", em catalão, a língua regional cujo uso oficial foi proibido pelo franquismo.

"Os tempos avançam e nos damos cada vez mais conta de que estar na Espanha nos prejudica", afirma. Ela conta que na escola entendeu que os catalães contribuem mais com cofres públicos do que recebem em troca, uma queixa recorrente entre os separatistas

Seu pai brinca, dizendo que ela é uma "vermelhinha", mas a eleitora do CUP - partido separatista de extrema esquerda- explica sua decisão.

"Meus pais já estão com a vida feita, trabalharam e não precisam de uma mudança. Nós vemos o que está por vir", disse, referindo-se aos efeitos da crise econômica e à ausência de perspectivas para os jovens.

- "Que nos respeitem" -

Barcelonês de 21 anos, Cristian Par mostra a camiseta da Diada de 2013, quando os separatistas se estenderam por 400 quilômetros. "Gosto de ver a unidade, o respeito que nós temos uns pelos outros. É a única coisa que queremos, que nos respeitem".

Sua mãe argentina aprendeu catalão ao chegar, se integrou sem dificuldade e é separatista.

"Aos 15, 16 anos, eu lia as notícias e vi que o mais justo era poder constituir-se em Estado, para termos mais recursos e sermos respeitados como cultura", disse o jovem, que não se sente "relacionado com a cultura espanhola".

Laura Alberch, uma jovem jornalista de 25 anos da população de Vic (43.000 habitantes), um bastião do separatismo ao norte de Barcelona, assegura que construiu sua identidade política em função de como é tratado por Madri.

"Meus antepassados morreram na Guerra Civil (1936-1939) assassinados por (pelas tropas de) Franco e meus pais eram nacionalistas" catalães, explica.

"Estamos no século XXI e esta Constituição que diz que (o referendo) é ilegal, é de 40 anos atrás, os tempos mudam", disse Alberch, que atribui a mobilização dos jovens às redes sociais.

A última pesquisa do centro de estudos de opinião que depende do governo catalão dava uma pequena vantagem ao "sim" à independência entre os jovens de 18 a 34 anos.

- "Catalã e espanhola" -

"Os jovens são um pouquinho mais separatistas", diz o cientista político Pablo Simón, explicando que muitos deles vivem desde novos o auge do movimento separatista na Catalunha, desde o começo de 2010.

As gerações com menos de 35 anos, "que são as que têm vivido sobretudo o processo que busca a autodeterminação vão ter uma propensão a ser mais separatistas, pelo menos mais polarizados", acrescenta.

Também há jovens que não acham que sair da Espanha seja importante, mesmo que, como cerca de 70% dos catalães, apoiem a ideia de celebrar um referendo legal e acordado com o Estado.

"Não gosto de patriotismos, tanto um lado como de outro", declara Cristina Sánchez, de 21 anos, que participou nesta segunda-feira de uma manifestação do partido de esquerda radical Podemos.

A jovem garante que votará "não" caso a consulta aconteça. "Me sinto catalã e espanhola", ressalta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)