Jornal Estado de Minas

Mães, as protagonistas da 74ª Mostra de Veneza

Maltratadas, rejeitadas, furiosas, ou enlutadas, as mães foram as grandes protagonistas deste ano da Mostra de Cinema de Veneza, onde a britânica Charlotte Rampling apresentou nesta sexta-feira um majestoso retrato íntimo de uma mulher infeliz.

Em "Hannah", segundo longa-metragem do jovem cineasta italiano Andrea Pallaoro, a enigmática Rampling interpreta uma mãe paralisada por sua lealdade com seu esposo detido.

O filme evita os diálogos explícitos, mas logo o espectador compreende que seu marido é acusado de pederastia.

"Ainda sou sua mãe e ainda somos uma família", defende Hannah na secretária eletrônica de seu filho. "Você não é bem-vinda aqui!", é a única reposta dele quando chega em sua porta cheia de presentes.

Este retrato íntimo explorará a sua derrubada psicológica e a sua luta para se redefinir como pessoa, sem marido, filho e netos.

Com um estilo narrativo mais clássico, o jovem cineasta francês Xavier Legrand também apresentou nesta sexta "Jusqu'à la garde", uma obra-prima sobre o drama das mulheres maltratadas.

Na produção, Myriam (Léa Drucker) e Antoine (Denis Ménochet) se divorciam, e a mãe pede a guarda exclusiva de seu filho, acusando -nas entrelinhas- o pai de violência. No entanto, o juiz decide pela guarda compartilhada.

Antes de chegar a uma escalada de tensão, o diretor mescla as pistas e o espectador se questiona sobre quem mente e quem manipula.

A Mostra anunciará os vencedores no sábado à noite e diversas mães estão concorrendo.

Como a americana Frances McDormand, furiosa com a polícia em "Three billboards outside Ebbing, Missouri" de Martin McDonagh. Ou a francesa Ariane Ascaride, que não consegue aceitar uma grande perda em "Villa", de Robert Guédiguian.

Mãe italiana indigna, Micaela Ramazzotti vende seus bebês em "Una Famiglia", de Sebastiano Riso. E a maquiavélica madrasta Julianne Moore prepara sanduíches envenenados para seu sobrinho em "Surburbicon", dirigida por George Clooney.

Também está na lista a jovem americana Jennifer Lawrence, protagonista de "Mother!", de Darren Aronovsky, que terá um complicado parto, mas se mostrará disposta a perdoar.

.