(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hong Kong, em números


postado em 29/06/2017 15:31

Hong Kong celebra neste sábado o 20º aniversário de sua restituição à China pelo Reino Unido. A seguir, algumas datas importantes para entender as particularidades desse pequeno território localizado ao sul do território chinês.

- 7,34 milhões

É a população de Hong Kong, onde alguns bairros, que chegam a ter 50.000 habitantes por quilômetro quadrado, figuram entre os mais densamente povoados do mundo.

- 1.302 arranha-céus

Segundo dados da empresa Emporis, que define um arranha-céu como um edifício com mais de 100 metros de altura. A ex-colônia britânica encabeça com ampla vantagem o ranking mundial, seguida das cidades de Nova York (733) e Tóquio (491).

- 3.200 DÓLARES AMERICANOS

É a média de salário mensal dos lares de Hong Kong. A pobreza não deixa de aumentar neste território, no qual muitos não possuem condições de pagar por uma casa.

- 700.000 DÓLARES

É a média de preço de um imóvel residencial, 18 vezes a mais que a média anual do salário familiar, o que representa a maior diferença salarial do mundo. O setor imobiliário viu-se inflacionado pela alta nos investimentos procedentes do resto da China. Mais de 45% da população de Hong Kong vive em residências subsidiadas.

- 40% DE PARQUES NATURAIS

Essa é a proporção de parques naturais protegidos no território, de 1.100 quilômetros quadrados. Algumas pessoas temem que essas zonas tornem-se ameaçadas pela pressão imobiliária.

- 87 ANOS

É a expectativa média de vida dos habitantes de Hong Kong (81 anos para os homens), a maior do mundo. É uma dificuldade para o sistema previdenciário, o que faz com que muitas pessoas tenham que continuar trabalhando após a idade que iriam aposentar-se, aceitando até mesmo realizar trabalhos precários.

- 340.380

É o número de trabalhadores domésticos estrangeiros em Hong Kong, em sua maioria vindos das Filipinas ou da Indonésia. Ainda que por lei devessem ser acolhidos por quem os contrata, na realidade vivem em condições lamentáveis. Recentemente tornaram-se conhecidos muitos casos de maus-tratos.

- 940.000 PESSOAS

É a quantidade de habitantes da China continental que se instalaram em Hong Kong nos últimos 20 anos.

- 297 MILHÕES

É o número total de pessoas que passaram por Hong Kong no último ano por meio de estradas, trens, mar ou ar. Em relação ao previsível aumento do tráfego, grandes projetos de infraestrutura foram lançados, como o de uma terceira pista no aeroporto da cidade, ou uma ponte gigantesca que liga as cidades de Macau e Zhuhai.

- 13,8 BILHÕES

É a quantidade de dólares apostados nos hipódromos da cidade no ano passado. Em comparação, no Reino Unido, que possui oito vezes a população de Hong Kong, em 2016 foi apostado um total de 12,8 bilhões de dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)