O homem também pode se expressar por meio da moda: slogans, endereços e até letras de músicas apareceram impressas nas roupas apresentadas neste sábado durante os desfiles de Paris, como na coleção de verão da Dior.
O diretor artístico Kris Van Assche quis comemorar os 70 anos da marca de luxo escrevendo em suas roupas o endereço do ateliê parisiense onde são confeccionadas as coleções masculinas.
"Inventei esse slogan que se centra na ideia do ateliê, da confecção" nas coleções masculinas da Dior. "É uma homenagem", disse Van Assche em entrevista à AFP.
O designer belga se inspirou nos campus americanos para vestir o homem jovem, com ternos que dão a impressão de não estarem totalmente prontos e jaquetas combinadas com calças muito curtas, "buscando sempre o equilíbrio" entre o elegante e o esportivo.
"Todo mundo diz que o terno acabou. Não concordo. Temos que reinventá-lo, misturá-lo com algo mais esportivo para encaixá-lo na vida", afirmou.
"Quando os modelos jovens vêm e experimentam um terno, vejo que se sentem bem", embora pertençam a "uma geração que nasceu de jeans e suéteres".
Van Assche não é o único que reivindica uma vida nova a esta vestimenta, posto que também foi apresentada com variações nos desfiles da japonesa Sacai e da coreana Wooyoungmi.
- Como a página de um livro -
O homem de Sacai - e a mulher, pois o desfile foi misto -, desfilaram também com conjuntos impressos da cabeça aos pés, com slogans como "All in due course" ("Tudo no seu devido tempo"): capas de chuva, saias, bermudas e até meias apareciam cheias de palavras, lembrando a página de um livro ou de um jornal.
O amarelo e o verde foram outros dois protagonistas, assim como as estampas que rompiam a uniformidade do monocromático.
Neste sábado também está previsto o desfile da Hermès. A Semana de Moda Masculina se encerrará no domingo após cinco dias, entre os quais se destacaram os desfiles da Balenciaga e da Louis Vuitton.
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