(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A cronologia da crise do Catar


postado em 05/06/2017 09:10

A seguir ps principais eventos que levaram à crise sem precedentes entre Catar e os seus vizinhos do Golfo.

- 20 de maio: O Catar se diz vítima de uma campanha "mentirosa" que o acusa de "apoiar" o terrorismo antes de uma visita do presidente americano Donald Trump à Arábia Saudita.

- 21 de maio: o emir do Catar, o xeque Tamim bin Hamad al-Thani, se encontra com Trump em Riad.

- 24 de maio: O Catar anuncia que sua agência de notícias foi "hackeada por uma entidade desconhecida" e que declarações "falsas" foram atribuídas a seu emir.

Entre os temas mencionados: o Irã, o Hezbollah xiita libanês, o Hamas e a Irmandade Muçulmana. As declarações foram reproduzidas pelos meios de comunicação Golfo, apesar das negativas de Doha, que abre uma investigação.

- 25 de maio: "O Catar divide os árabes", é a manchete do jornal Al-Bayan (Emirados), enquanto o jornal saudita Al-Hayat afirma que as declarações atribuídas ao xeque Tamim causaram "uma indignação generalizada".

- 25 de maio: O ministro das Relações Exteriores do Catar, xeque Mohamed bin Abderrahmane al-Thani, denuncia "uma campanha midiática hostil ao Estado do Catar".

- 28 de maio: O chanceler dos Emirados Árabes Unidos, Anwar Gargash, afirma que as monarquias do Golfo "atravessam uma nova crise aguda" e exige que o Catar, sem nomeá-lo, "mude de atitude e restaure a confiança e transparência".

- 2 de junho: Uma fonte oficial em Doha indica que os investigadores do FBI americano estão ajudando o Catar a determinar a origem do suposto ataque cibernético contra a agência de notícias.

- 05 de junho: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito e Iêmen cortam relações diplomáticas com o Catar, abertamente acusado de apoiar o "terrorismo".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)