Alemanha encontra dispositivos de falsificação de emissões em 24.000 Audis

AFP

Autoridades alemãs encontraram dispositivos de falsificação de emissões em 24.000 veículos da Audi na Europa, incluindo cerca de 14.000 carros na Alemanha, disse nesta quinta-feira o ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt.

O software foi descoberto nos carros a diesel A7 e A8 Sedan com motores V6 e V8, fabricados entre 2009 e 2013, disse Dobrindt à agência de notícias alemã DPA.

"Está claro que esses veículos não podem permanecer em seu estado atual e devem ser retirados", disse.

A DPA disse que era a primeira vez que veículos Audi fraudados tinham sido encontrados na Alemanha.

Trata-se da mais recente revelação no escândalo "dieselgate" que afetou o Grupo Volkswagen, proprietário das marcas Audi, Porsche, Seat e Skoda.

Em 2015, investigadores descobriram que a Volkswagen havia instalado dispositivos para fraudar os testes de emissões em milhões dos seus veículos a diesel em todo o mundo, fazendo com que parecessem menos poluentes.

Em março passado, promotores alemães revistaram vários escritórios da Audi por suspeita de "fraude e publicidade ilegal" relacionadas ao escândalo dos motores a diesel adulterados.

Mas essa investigação se concentrou, sobretudo, na venda nos Estados Unidos entre 2009 e 2015 de 80.000 veículos do fabricante alemão equipados com um motor a diesel V6 3 litros, disseram as autoridades.

.