Moto carreata patriótica atrai milhares em Washington

AFP

Dezenas de milhares de motociclistas participaram de uma moto carreata neste domingo no centro de Washington na "Rolling Thunder", uma barulhenta peregrinação em homenagem a todos os que serviram à bandeira americana.

Motos provenientes de todos os cantos dos Estados Unidos, muitas decoradas com grandes bandeiras americanas, se deslocaram nos arredores do Mall, a grande esplanada da capital federal, sob os olhares de dezenas de milhares de espectadores.

A Rolling Thunder surgiu em 1988 por inciativa, sobretudo, de Ray Manzo, um ex-combatente do Vietnã que queria chamar atenção da opinião pública e do governo sobre os soldados americanos que continuam desaparecidos desde aquela guerra.

No primeiro ano reuniram-se 3.000 a 5.000 motociclistas, militares e veteranos, mas nos anos seguintes, o número de participantes disparou até se tornar uma manifestação maciça como a atual.

Os organizadores estimam que a cada ano participem da manifestação cerca de 900.000 pessoas entre espectadores e motociclistas.

O problema dos desaparecidos ou dos prisioneiros de guerra do Vietnã é menos chamativo hoje, apesar de que cerca de 1.600 continuem sendo considerados desaparecidos após o conflito concluído há 40 anos.

Mas os veteranos do Iraque e do Afeganistão, assim como os do Vietnã, sentem-se esquecidos após retornar à vida civil, sobretudo no que diz respeito aos cuidados médicos, muito criticados.

Com a Rolling Thunder, eles encontram uma forma de solidariedade entre eles e um contato com o grande público, que lhes dá otimismo, explicaram.

"O governo não faz o suficiente por compreender o distúrbio mental" dos veteranos de guerra, que têm problemas psicológicos, disse Bob Vaillancourt, de 50 anos, ex-integrante do Exército, que dá aulas em uma escola do ensino médio.

.