Press Release from Business Wire : Lenovo

AFP

O Grupo Lenovo divulgou hoje os resultados do seu quarto trimestre fiscal e do ano completo encerrado em 31 de março de 2017.

Naquele que foi um ano de significativa transformação, a Lenovo alcançou um bom progresso na implementação e execução de sua nova "estratégia de três fases", projetada para atender os desafios críticos de negócio de hoje, posicionando a empresa para crescimento lucrativo de longo prazo continuado.

Como parte da transformação da Lenovo, a empresa estabeleceu um novo modelo de propriedade completa agressivo para gerenciar cada negócio de maneira diferente, liderado por novos líderes fortes, e está observando melhorias como resultado.

"Apesar das condições desafiadoras do mercado, a Lenovo observou a retomada do crescimento da receita no quarto trimestre, após cinco trimestres de declínio", disse Yang Yuanqing, diretor executivo e presidente do Conselho da Lenovo. "Para impulsionar crescimento adicional, a estratégia de três fases foi definida claramente. Manteremos a liderança de PC em escala, lucratividade e inovação na primeira fase, enquanto preparamos a segunda fase, com os negócios móvel e de centro de dados sendo transformados em mecanismos de crescimento. Ao mesmo tempo, realizaremos a terceira fase de "Dispositivo + Nuvem" e "Infraestrutura + Nuvem" para capturar as oportunidades geradas por novas tecnologias. Com essa nova estratégia, estamos certos de que alcançaremos um crescimento sustentável de longo prazo".

A receita da Lenovo no quarto trimestre fiscal foi de US$ 9,6 bilhões, um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior, impulsionada em parte por um bom desempenho nos negócios de PC/dispositivos inteligentes e móvel. Para o ano completo encerrado em 31 de março de 2017, a Lenovo teve receita de US$ 43 bilhões, 4,2% inferior em relação ao ano anterior.

O lucro bruto da empresa no quatro trimestre fiscal diminuiu 9,8% em relação ao ano anterior, para US$ 1,4 bilhão, enquanto que para o ano completo, o lucro bruto caiu 7,8% para US$ 6,1 bilhões. O lucro operacional no quatro trimestre fiscal foi de US$ 74 milhões.

O lucro operacional do ano completo da Lenovo foi de US$ 672 milhões. O lucro líquido do quarto trimestre foi de US$ 107 milhões, enquanto do ano completo foi de US$ 535 milhões, um aumento de US$ 660 milhões em relação ao ano anterior.

O lucro básico por ação no quarto trimestre fiscal foi de 0,97 centavos de dólar americano, ou 7,56 centavos de dólar de Hong Kong, e do ano completo foi de 4,86 centavos de dólar americano, ou 37,71 centavos de dólar de Hong Kong. O Conselho de Administração da Lenovo informou um dividendo de 2,63 centavos de dólar americano, ou 20,5 centavos de dólar de Hong Kong, por ação no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2017.

Visão geral do grupo empresarial

No grupo de negócios de PCs e dispositivos inteligentes (PCSD), que inclui PCs, tablets e dispositivos inteligentes, as vendas trimestrais da Lenovo aumentaram 4,9% em relação ao ano anterior, para US$ 6,7 bilhões. As remessas trimestrais aumentaram 1% para 14,4 milhões, 4 pontos melhor do que o mercado geral. O lucro bruto do trimestre foi de US$ 288 milhões, uma redução de 4,7% em relação ao ano anterior.

Para o ano completo encerrado em 31 de março de 2017, as vendas de PCSD da Lenovo reduziram 2,3%, mas foram superiores ao mercado geral, com US$ 30 bilhões. As remessas do ano foram consideravelmente superiores ao mercado, a 7,1 pontos, com 66,6 milhões, enquanto a margem de lucro antes dos impostos ficou nos 5%, ligeiramente superior em relação ao ano anterior.

Notavelmente, a Lenovo continuou a alcançar fortes resultados no quarto trimestre e no ano completo nas categorias de hipercrescimento nesse negócio, como computadores para jogos, destacáveis, Chromebooks e Millennial (na China). Por exemplo, as remessas em computadores para jogos e Chromebook aumentaram respectivamente 20,5 e 38,2% no quarto trimestre. Enquanto isso, nosso negócio de destacáveis cresceu dois dígitos em comparação ao mercado, e Millennial PCs continuou seu rápido aumento na China, com crescimento consecutivo de três dígitos no quarto trimestre.

O negócio de Mobile Business Group (MBG) da Lenovo, que inclui produtos da Motorola e celulares com a marca Lenovo, a receita aumentou 19,7% no quarto trimestre fiscal fora da China, com um total de vendas de US$ 1,7 bilhão. As remessas de smartphone do quarto trimestre aumentaram 17,4% para 11,3 milhões de unidades fora da China, consideravelmente melhor do que o mercado em 12,8 pontos.

Para o ano completo encerrado em 31 de março de 2017, houve uma redução de 5,4% nas vendas globais e a margem de lucro bruto reduziu 1,9 pontos fora da China.

Nas regiões Ásia-Pacífico e América América Latina, lideradas pelo nosso sucesso na Índia e no Brasil, respectivamente, o negócio móvel da Lenovo continuou a melhorar ao longo do ano. Na Europa Ocidental, as remessas aumentaram em França, na Alemanha e no Reino Unido, enquanto na América do Norte os planos de expansão do nosso canal estão no caminho certo.

Na China, acrescentamos uma nova liderança, realinhamos a nossa estratégia e carteira de produtos, e liquidamos nosso inventário à medida que nos preparamos para introduzir uma nova linha de produtos.

No Data Center Group (DCG), que inclui servidores, armazenamento, software e serviços, as vendas no quarto trimestre fiscal foram de US$ 850 milhões, uma redução de 13,7% em relação ao ano anterior. Para o ano completo, a receita caiu 10,6%, com um total de vendas de US$ 4,1 bilhões.

Reformulamos esse negócio adicionando novos líderes, inclusive executivos experientes no setor, alocando uma equipe de vendas DCG dedicada em todas as regiões geográficas e formando novos segmentos para concentrar em categorias de crescimento, como computação de alto desempenho. Somos a empresa de supercomputadores com crescimento mais rápido no mundo, e a primeira empresa de supercomputadores na China. Também estamos concentrando mais recursos em nossas contas Globais, onde alcançamos um crescimento de 16% em relação ao ano anterior, e estamos certos de que agora estabelecemos a estratégia certa para ajudar em nossa recuperação, particularmente em mercados desenvolvidos.

Visão geral geográfica

Na China, no quarto trimestre fiscal, as vendas consolidadas da Lenovo foram de US$ 2,3 bilhões, uma queda de 3% em relação ao ano anterior.

Para o ano completo, as vendas da China caíram 4,6%, para US$ 11,8 bilhões. As vendas na China no trimestre responderam por 23,8% das vendas totais da empresa, e no ano completo, as vendas na China responderam por 27,4% do total.

O lucro bruto na China foi de US$ 64 milhões no quarto trimestre, e do ano completo caiu 4,3% para US$ 539 milhões. A margem de lucro antes dos impostos do ano completo manteve-se estável em 4,6%.

Na região Ásia-Pacífico, as vendas da Lenovo responderam a 18,1% das vendas totais da empresa durante o quarto trimestre fiscal, e 16,3% do ano completo. As vendas consolidadas no quarto trimestre aumentaram 9,4% em relação ao ano anterior para US$ 1,7 bilhão, e no ano completo caíram 2%, para US$ 7 bilhões. O prejuízo bruto do ano completo foi de US$ 65 milhões.

Na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), as vendas consolidadas do quarto trimestre fiscal cresceram 5,9% em relação ao ano anterior, para US$ 2,6 bilhões. No ano completo, as vendas foram de US$ 11,2 bilhões, uma queda de 5,1% em relação ao ano anterior. As vendas na EMEA responderam por 27,4% das vendas totais da empresa no quarto trimestre, e 26% do ano completo.

Nas Américas, as vendas consolidadas cresceram para US$ 2,9 bilhões, respondendo a 30,7% do total de vendas da empresa no trimestre, com um aumento eficiente de 8,2% em relação ao ano anterior. No ano completo, as vendas reduziram 4,1% em relação ao ano anterior para US$ 13 bilhões, ou 30,3% do total de vendas mundiais.

O lucro bruto do quarto trimestre foi de US$ 60 milhões, uma melhoria sete vezes superior em relação ao ano anterior, com melhoria na margem de lucro bruto de 1,7 pontos. No ano completo, o lucro bruto mais do que duplicou para US$ 157 milhões, com melhoria de 2,1 pontos na margem de lucro bruto, para 1,2%.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 0992) (OTC Pink: LNVGY) é uma empresa global Fortune 500 avaliada em US$ 43 bilhões e líder no fornecimento de tecnologia inovadora comercial, empresarial e de consumo. Nosso portfólio de produtos e serviços seguros e de alta qualidade inclui computadores (incluindo o lendário Think e as marcas YOGA multimodais), estações de trabalho, servidores, armazenamento, smart TVs e uma família de produtos móveis como smartphones (incluindo a marca Moto), tablets e aplicativos.

Junte-se a nós no LinkedIn, siga-nos no Facebook ou Twitter (@Lenovo) ou acesse o nosso site em www.lenovo.com.

-0- *T GRUPO LENOVORESUMO FINANCEIROPara o quarto trimestre e o ano fiscal completo encerrado em 31 de março de 2017 (em milhões de US$, exceto dados de ações) Quarto trimestre de 2016/2017 Quarto trimestre de 2015/2016 Alteração em relação ao ano anterior Ano fiscal 2016/2017 Alteração em relação ao ano anterior Receita 9,579 9.133 5% 43,035 -4% Lucro bruto 1,368 1.518 -10% 6,106 -8% Margem de lucro bruto 14,3% 16,6% -2,3 pontos 14,2% -0,6pts Despesas operacionais (1.294) (1.270) 2% (5.434) -19% Relação despesas receita 13.5% 13,9% -0,4 pontos 12,6% -2,3 pontos Lucro operacional 74 248 -70% 672 N/A Outras despesas não operacionais (59) (55) 7% (182) -15% Lucro bruto 15 193 -92% 490 N/A Tributação 89 (17) N/A 40 -69% Lucro no período/ano 104 176 -41% 530 N/A Participação minoritária 3 4 -21% 5 -72% Lucro atribuível aos acionistas 107 180 -41% 535 N/A Lucro por ação (centavos de US$)BásicoDiluído 0,97 0,97 1,63 1,62 (0,66) (0,65) 4.86 4.86 N/A N/A *T

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20170526005393/pt/

Lenovo Hong Kong Angela Lee, +852 2516 4810 angelalee@lenovo.com ou Estados Unidos Ray Gorman, +1 919-257-6325 rgorman@lenovo.com

This material is not an AFP editorial material and AFP shall not bear responsability for the accuracy of its content. In case you have any questions about the content, kindly refer to the contact person mentioned in the text of the release.

End of the Business Wire's Press Release

.