(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moscou: milhares de manifestantes protestam contra plano de urbanismo


postado em 14/05/2017 15:01

Milhares de russos protestaram neste domingo (14) em Moscou contra um grande plano de urbanismo que prevê a expulsão e a realocação de milhares de habitantes da capital russa, que segundo seus críticos simboliza a falta de respeito das autoridades pela propriedade privada.

"Não às destruições", "Nosso bairro contra as expulsões", lia-se nos cartazes de uma multidão concentrada no centro da capital, sob gritos de "Não mexam com Moscou!".

De acordo com a polícia, havia 5.000 manifestantes, entretato organizadores declaram que foram 30.000. Uma organização independente, Contador branco, diz ter registrado a passagem de cerca de 20.000 pessoas, o que significa uma grande mobilização para suas carcterísticas.

O opositor Alexei Navalny foi até o local, mas foi tirado do perímetro pela polícia. O projeto do prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, ex-diretor do gabinete do presidente Vladimir Putin inclui a demolição de 4.000 edifícios da era soviética.

"Vivo em um bairro calmo e verde junto a minha companheira, e agora querem nos expulsar para um local pior, além de que o nosso edifício é sólido e ainda pode existir por muito tempo", conta à AFP Pavel Kuznetsov, 38 anos.

"O plano de renovação viola a Constituição: deixem os nossos prédios em paz!", gritava Svetlana Ilina, 59 anos. "Isso beneficia os corretores imobiliários e as autoridades, que vão cobrar enormes comissões", ressalta.

Os edifícios construídos na época em que Nikita Kruschov estava à frente da União Soviética (URSS), entre os anos de 1950 a 1960, são emblemáticos dos subúrbios de Moscou.

A prefeitura de Moscou, com o apoio do Kremlin, quer substituir esses edifícios de poucos andares por outros mais altos, que possam acomodar mais famílias, em uma capital que possui 12 milhões de habitantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)