Trump lança 'o maior corte de impostos da história' dos EUA

AFP

O governo do presidente Donald Trump lança nesta quarta-feira um grande corte de impostos que o secretário do Tesouro Steven Mnuchin considerou como o maior da história dos Estados Unidos.

Mnuchin fará os anúncios da reforma fiscal que será solicitada ao Congresso, mas já disse que as empresas pagarão uma taxa de 15% em vez dos 35% atuais.

A taxa vigente é uma das mais altas entre os países ricos da OCDE mesmo que na prática seja inferior a 35% devido às insenções e deduções fiscais que são permitidas.

"Será o maior corte de impostos na história fiscal de nosso país", disse Mnuchin nesta manhã durante um painel com investidores.

O funcionário disse que o governo espera fazer que a proposta, que sofre resistência até de republicanos, seja aprovada o mais rápido possível pelo Congresso, mas não adiantou um cronograma.

No Congresso, a iniciativa cairá nas mãos de um corpo de legisladores divididos entre a ideia de reduzir impostos e as preocupações com o crescente déficit público.

"Estamos trabalhando para fazer isso rapidamente", disse Mnuchin, que acrescentou que "é parte do impacto pelos primeiros 100 dias" do novo governo.

.