Belga é escolhido para vaga disputada de eremita na Áustria

AFP

Não há água corrente nem eletricidade, mas mais de 50 pessoas se candidataram para ocupar um dos últimos eremitérios da Europa central, na Áustria.

O escolhido é um belga de 58 anos, anunciou nesta quarta-feira o município de Saalfelden.

"Escolhemos Stan Vanuytrecht porque sua personalidade nos seduziu. Irradia serenidade e força", explicou em um comunicado Erich Rohrmoser, prefeito desta comuna, situada perto de Salzburgo (oeste).

Vanuytrecht, topógrafo aposentado, ex-oficial de artilharia e diácono, ficou surpreso com a notícia.

"Pensava que não tinha nenhuma chance", disse à agência austríaca APA.

"Quando li a descrição do eremitério de Saalfelden, pensei: 'é um lugar para mim, é onde quero estar'", acrescentou Vanuytrecht, que assumirá a função de eremita em 30 de abril.

À beira de um penhasco de 1.400 metros de altura, o eremitério oferece uma esplêndida vista dos Alpes na região de Salzburgo. Dedicado a São Jorge, a cada verão é visitado por centenas de peregrinos.

Criado há mais de 350 anos, o eremitério de Saalfelden esteve quase sempre ocupado.

Depois de ser assumida durante doze anos por um monge beneditino, a função eremita foi ocupada no verão passado por um ex-sacerdote e psicoterapeuta vienense, que optou por retornar à vida civil depois de seis meses.

Devido ao seu caráter muito espartano, o eremitério é ocupado apenas de abril a outubro, e o residente é livre para passar o inverno em outro lugar.

.